Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5926
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães
Autor: CHACON, Maria de Lourdes Leôncio 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Maria Marly de
Primeiro coorientador: BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega
Primeiro membro da banca: CORREIA, Maria Tereza dos Santos
Segundo membro da banca: MAYER, Margareth
Resumo: Este estudo analisa as representações sociais de professores do Ensino de Ciências, profissionais de saúde e mães, sobre aleitamento materno, apoiado na Teoria das Representações Sociais. Para tanto, utilizamos a metodologia interativa e, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, através da técnica do círculo hermenêutico dialético, e questionários. Verificamos que as representações sociais dos professores de Ciências e profissionais de saúde sobre aleitamento materno não são favoráveis, em sua maioria, para uma melhor conscientização das mães sobre a importância do aleitamento materno. Por outro lado, as representações dos professores de ciências, profissionais de saúde e mães são favoráveis a um melhor trabalho educativo quanto à importância do aleitamento materno. Como recomendações para futuras pesquisas, consideramos relevante ampliar a discussão da temática do aleitamento materno no cotidiano escolar, de forma a propiciar um novo olhar das mães e da sociedade sobre a amamentação, que é de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento das crianças.
Abstract: This study aimed to investigate how sciences teachers, health professionals and mothers construct social images about the mother suckling. It is based the theory about social images. The methodology consisted of interviews and. some questionnaires that were also applied in order to know if the opinions given by sciences teachers and health professionals about the mother suckling are positive or negative for develop an educational work involving mothers. The results about the social images constructed by the groups investigated point to the need of develop a systematic educational work with mothers as well as suggest more researches in order of enlarge the discussion about the mother suckling in the school everyday. In this way, it would make possible to the society, in general, construct a new view about the importance of the mother suckling to the children development.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Aleitamento materno
Representação social
Professor
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: CHACON, Maria de Lourdes Leôncio. Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães. 2006. 159 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5926
Data de defesa: 22-Ago-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria de Lourdes Leoncio Chacon.pdfDocumento principal1,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.