Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5926
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães |
Autor: | CHACON, Maria de Lourdes Leôncio ![]() |
Primeiro orientador: | OLIVEIRA, Maria Marly de |
Primeiro coorientador: | BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega |
Primeiro membro da banca: | CORREIA, Maria Tereza dos Santos |
Segundo membro da banca: | MAYER, Margareth |
Resumo: | Este estudo analisa as representações sociais de professores do Ensino de Ciências, profissionais de saúde e mães, sobre aleitamento materno, apoiado na Teoria das Representações Sociais. Para tanto, utilizamos a metodologia interativa e, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, através da técnica do círculo hermenêutico dialético, e questionários. Verificamos que as representações sociais dos professores de Ciências e profissionais de saúde sobre aleitamento materno não são favoráveis, em sua maioria, para uma melhor conscientização das mães sobre a importância do aleitamento materno. Por outro lado, as representações dos professores de ciências, profissionais de saúde e mães são favoráveis a um melhor trabalho educativo quanto à importância do aleitamento materno. Como recomendações para futuras pesquisas, consideramos relevante ampliar a discussão da temática do aleitamento materno no cotidiano escolar, de forma a propiciar um novo olhar das mães e da sociedade sobre a amamentação, que é de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento das crianças. |
Abstract: | This study aimed to investigate how sciences teachers, health professionals and mothers construct social images about the mother suckling. It is based the theory about social images. The methodology consisted of interviews and. some questionnaires that were also applied in order to know if the opinions given by sciences teachers and health professionals about the mother suckling are positive or negative for develop an educational work involving mothers. The results about the social images constructed by the groups investigated point to the need of develop a systematic educational work with mothers as well as suggest more researches in order of enlarge the discussion about the mother suckling in the school everyday. In this way, it would make possible to the society, in general, construct a new view about the importance of the mother suckling to the children development. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Aleitamento materno Representação social Professor |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | CHACON, Maria de Lourdes Leôncio. Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães. 2006. 159 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5926 |
Data de defesa: | 22-Ago-2006 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria de Lourdes Leoncio Chacon.pdf | Documento principal | 1,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.