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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRITO, Josivaldo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8448287538254934por
dc.contributor.advisor1MOTA, Josinalva Estácio-
dc.contributor.referee1RUIZ, Edvirges Rodrigues Liberato-
dc.contributor.referee2SANTOS, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.referee3SILVA, Suely Aves da-
dc.date.accessioned2016-11-10T12:55:22Z-
dc.date.issued2008-08-29-
dc.identifier.citationBRITO, Josivaldo de Souza. Investigando a identificação de conteúdos e a mobilização de habilidades mentais em jogos de estratégia virtuais em alunos do 3º ano do ensino médio. 2008. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5907-
dc.description.resumoEsta pesquisa por nós proposta objetiva investigar os conteúdos e a mobilização de habilidades matemáticas em jogos de estratégias virtuais com alunos do 3º ano do ensino médio, sendo o foco principal do nosso trabalho os jogos matemáticos, recorrendo às análises de experiências e conhecimentos prévios dos alunos. Baseamos-nos como referencial teórico, na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, enfatizando que ao jogar o aluno se utiliza de conhecimentos prévios na sua estrutura cognitiva. Através de respostas a um questionário, selecionamos 5 (cinco) alunos para participantes da pesquisa empírica, os quais melhor se identificaram ao proposto em nossa pesquisa. Os registros áudios-visuais nos serviram de indicadores que fundamentaram a nossa análise, na direção dos nossos objetivos. Os resultados de nossa observação apontam que os nossos alunos apresentam dificuldades para fazerem associação do que estão realizando durante suas jogadas com a matemática; tendem a admitir a existência de matemática no jogo, mas não conseguem identificar de que forma utilizá-la na busca da estratégia de vitória. Reforçamos a necessidade de intensificar as pesquisas neste tema, dos alunos terem um maior acesso aos jogos em matemática, tanto na forma concreta quanto na forma virtual e, em um trabalho conjunto de professores e alunos, no sentido de procurar inserir os mesmos no processo ensino aprendizagem.por
dc.description.abstractThe research proposed by us aims to investigate the contents and the mobilization of mathematical skills in games of virtual strategies with students from 3rd year of Ensino Médio, being the main focus of our work the mathematical games, using the analysis of experience and previous knowledge of students. Base ourselves as theoretical reference, in theory significant learning of David Ausubel, emphasizing that while playing the student is used in its previous knowledge of cognitive structure. Through responses to a questionnaire, selected five (5) students to participants of empirical research, which is best identified the proposed in our research. The records in audio-visual indicators that formed the basis of our analysis, in the direction of our goals. The results of our observation suggest that our students have difficulties to make the association that are taking over your moves with the math; tend to admit the existence of mathematics in the game, but can not identify how they use it in pursuit of the strategy of victory. Boosting the need to intensify research on this topic, the students have more access to games in mathematics, both in a concrete manner as the virtual and, in a joint work of teachers and students, to seek embed them in the teaching-learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-10T12:55:21Z No. of bitstreams: 1 Josivaldo de Souza Brito.pdf: 490175 bytes, checksum: 7fd1e9a1cc19385517f6667c8cbe89c0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-10T12:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josivaldo de Souza Brito.pdf: 490175 bytes, checksum: 7fd1e9a1cc19385517f6667c8cbe89c0 (MD5) Previous issue date: 2008-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectJogo matemáticopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInvestigando a identificação de conteúdos e a mobilização de habilidades mentais em jogos de estratégia virtuais em alunos do 3º ano do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
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