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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5905
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ambiente virtual de estudo e a formação dos conceitos científicos nas séries iniciais do ensino fundamental |
Autor: | LIMA, José Ricardo Barros de |
Primeiro orientador: | LEÃO, Marcelo Brito Carneiro |
Primeiro coorientador: | BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega |
Primeiro membro da banca: | CAVALCANTI, Patrícia Smith |
Segundo membro da banca: | TENÓRIO, Alexandro Cardoso |
Resumo: | Objetivando a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no cenário educativo, o presente trabalho discute algumas possibilidades de uso da Internet como ferramenta a ser acionada como recurso facilitador de aprendizagem no ensino das Ciências, em particular da Física. Além disso, discutimos alguns aspectos inerentes à elaboração de Ambientes Virtuais de Estudos (AVE), voltados para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, baseamo-nos na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) e na Teoria dos Construtos Pessoais (TCP). A partir de articulações entre alguns pontos dessas teorias, foi implementado o AVE Ciências.Física. Esta ferramenta de ensino apresenta uma visão complexa da realidade, como sugere a TFC, e vem contemplar o processo de aquisição de conhecimento, levando em consideração os sistemas de construções individuais apontados pela TCP. Desenvolvemos uma ferramenta de intervenção pautada no modelo WebQuest (WQ) para que os alunos-usuários do AVE acionem a Internet para adquirir informações necessárias acerca de determinados conteúdos de Física. Para abordar os conceitos, recorremos à utilização de imagens, que apresentam situações do cotidiano, possibilitando uma melhor compreensão por parte dos alunos. |
Abstract: | In order to insert the Communication and Information Technologies (CIT) into the educative scenario, this work discusses some possibilities of using internet as a tool to be applied as a facilitating resource in science teaching, specially Physics. Furthermore, we discuss some aspects inherent to the elaboration of Study Virtual Environrnents (SVE), to be used by students at Primary Schoo1. These discussions were based on the Cognitive Flexibility Theory (CFT) and on the Personal Constructs Theory (PCT). The SVE Ciências.Física 'Yas implemented from articulations between some points of these theories. This teaching tool presents a complex vision of reaJity, as suggested by CFT, and contemplates the process of knowledge acquisition, considering the individual construction systems indicated by PCT. We developed an intervention tool based on Webquest model (WQ), to enable users of SVE to access internet to acquire necessary information about some Physics contents. In order to approach concepts, we used ímages, which represent everyday life situations, leading to a better understanding by the students. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Ensino de ciências Internet Modelo WebQuest |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | LIMA, José Ricardo Barros de. O ambiente virtual de estudo e a formação dos conceitos científicos nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5905 |
Data de defesa: | 12-Set-2006 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
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