Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Iraquitan José Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360985838219879por
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, Romildo de Albuquerque-
dc.contributor.advisor-co1BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1JIMENEZ, George Chaves-
dc.contributor.referee2AZEVEDO JÚNIOR, Severino Mendes de-
dc.date.accessioned2016-11-08T12:41:17Z-
dc.date.issued2005-05-30-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Iraquitan José Leite. Educação ambiental e representações sociais : uma análise transdisciplinar. 2005. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5883-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre as representações sociais dos alunos do ensino superior em relação ao tema educação ambiental. Participaram do estudo 262 estudantes entre 6º e 8º períodos de nove cursos de graduação da FUNESO. Teve como objetivos identificar e analisar os temas mais importantes em educação ambiental na visão dos estudantes dessa instituição de ensino, localizada na cidade de Olinda, Pernambuco, entre agosto de 2003 e julho de 2004. Desenvolvida em dois momentos, a coleta dos dados foi realizada primeiramente com a técnica da saliência para identificar a freqüência de evocação das palavras relacionadas ao tema educação ambiental. Em seguida com a técnica da conexidade para confirmação ou não da freqüência de evocações encontradas pela saliência. Os dados foram sistematizados pelo método de análise de conteúdo de Bardin (2004), através do círculo de freqüência decrescente. A pesquisa revelou que as representações sociais dos estudantes aproximavam-se muito da abordagem ecológica conservacionista pela presença de temas como reciclagem e lixo no núcleo central das representações sociais. Ao comparar os temas do núcleo central com as categorias da periferia, ficou evidenciado que os alunos apontavam como menos importantes temas que privilegiassem politicamente a relação do homem com a natureza, permitindo indicar ações direcionadas às políticas ambientais.por
dc.description.abstractThis presents a study about the social representations of college students in what concerns Environmental Education. There were two hundred and sixty-two students participating and they were attending the three last semesters (sixth, seventh, and eighth) of nine different graduation courses at FUNESO, the educational institution to which they belong to and that is located in Olinda, in the state of Pernambuco.The research, which was carried out between August 2003 and July 2004, aimed to identify and analyze the most important issues on Environmental Education according to the students’ point of view. The work was divided into two moments: the data collection that was first accomplished with the salience technique for identifying the recall frequency of the words related to the theme – environmental education. Secondly, the connection technique was used to confirm or not the frequency of recalls found out with the use of the salience technique. The data were systematized by Bardin’s (2004) method of content analysis through the decreasing frequency circle. The research revealed that the students’ social representations were too close to the conservative ecological approach, due to the presence of themes such as recycling and waste as the core of the social representation. When comparing the subjects of the nucleus with the peripherical categories, it became evident that the students pointed them out as less important issues which could privilege politically the relationship between man and nature, permitting to indicate guiding actions to environmental policies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-08T12:41:17Z No. of bitstreams: 1 Iraquitan Jose Leite Ribeiro.pdf: 581865 bytes, checksum: 5e9a7451e3775a61c36a2f2b2321e34f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T12:41:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Iraquitan Jose Leite Ribeiro.pdf: 581865 bytes, checksum: 5e9a7451e3775a61c36a2f2b2321e34f (MD5) Previous issue date: 2005-05-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectTransdisciplinaritypor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação ambiental e representações sociais : uma análise transdisciplinarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iraquitan Jose Leite Ribeiro.pdfDocumento principal568,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.