Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA JÚNIOR, Clóvis Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511285796303791por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.advisor-co1REGNIER, Jean-Claude-
dc.contributor.referee1SANTOS, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.referee2REGNIER, Jean-Calude-
dc.contributor.referee3BELFORT, Elizabeth-
dc.contributor.referee4MENEZES, Josinalva Estácio-
dc.date.accessioned2016-10-21T15:02:18Z-
dc.date.issued2005-12-13-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Clóvis Gomes da. Critérios de adoção e utilização do livro didático de matemática no ensino fundamental, e a participação do professor na adoção : o caso do Agreste de Pernambuco. 2005. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5820-
dc.description.resumoNeste trabalho, estudamos o uso, a adoção, e os critérios de adoção do livro didático de matemática, com ação do professor do ensino fundamental. Nos detemos a alguns critérios específicos: o texto do saber e suas apresentações, como foi o caso da transposição didática e o editorial; e o acesso do professor às informações sobre o livro, no caso do PNLD e o contato com divulgadores das editoras. Para tal, damos um tratamento estatístico e utilizamos na construção dessa seqüência o programa CHIC, que nos auxiliou nas abordagens implicativa e de coesão entre variáveis. Porém, antes de fazermos esta abordagem, fazemos um percurso na literatura sobre o livro didático de matemática e o tempo, descrevendo a função de tal livro na história. Assim não poderíamos deixar de averiguarmos qual a estrutura desse livro e buscarmos ver qual a função do editorial, fazendo uma abordagem histórica. Por conseqüência, ao falarmos sobre a estrutura do livro didático de matemática, não poderíamos deixar de abordar a transposição didática como ferramenta para a construção do próprio livro. Após a fundamentação teórica metodológica, passamos a fazer três tipos de análise: A primeira quantitativa com ênfase na incidência por variável; a segunda, abordando a relação de dependência entre as variáveis; e a terceira, averiguando a coesão entre grupo de variáveis. Por fim, fazemos uma análise sobre cada um dos critérios de adoção do livro didático de matemática. Tais análises apontam para uma distinção entre os critérios utilizados pelos professores dos dois níveis do ensino fundamental.por
dc.description.abstractIn this work, we studied the usage, the adoption, and the Mathematics didatic book criteria of adoption with the teacher’s action of the elementary and secondary education. We checked some specific criteria: the text of knowledge and its presentation and the editorial; the teacher’s access to the informations about the book, in case of the PNLD and the contact with divulgers of the publishers. For that, we gave a statistical treatment and used in the building of this sequence the CHIC program, wich helped us in the inclusive and cohesive approaches among the variables. But, before we did this approach, we took a way to the literature on the Mathematics didatic book and the time, describing the fuction of that book in the History. So, we couldn’t forget checking the structure of that book and see what the fuction of the editorial was, doing a historical approach. Accordingly, when we talk about the structure of the Mathematics didatic book, we couldn’t forget talking about the didatic transposition as a tool for the building of the book. After the theoretical and methodological grounding, we procceded with three types of analysis: the first one was quantitative with emphasis on the incidences by variables; the second one, approaching the relation of dependence among the variables; and the third one, investigating the cohesion among groups of variables. At last, we analysed each one of the Mathematics didatic book criteria of adoption. Such analysis, point toward a distinction between the criteria used by the teachers of the elementary education and the ones of the secondary educationeng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-10-21T15:02:18Z No. of bitstreams: 1 Clovis Gomes da Silva Junior.pdf: 721981 bytes, checksum: 6e71125d8f889e06d1b298f622d83164 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-21T15:02:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Clovis Gomes da Silva Junior.pdf: 721981 bytes, checksum: 6e71125d8f889e06d1b298f622d83164 (MD5) Previous issue date: 2005-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectDidactic bookeng
dc.subjectTeaching matheng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectStudy and teachingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCritérios de adoção e utilização do livro didático de matemática no ensino fundamental, e a participação do professor na adoção : o caso do Agreste de Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clovis Gomes da Silva Junior.pdfDocumento principal705,06 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.