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Tipo do documento: Dissertação
Título: Etnia negra nos livros didáticos do ensino fundamental : transposição didática e suas implicações para o ensino das ciências
Autor: SILVA, Auxiliadora Maria Martins da 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Maria Marly de
Primeiro coorientador: CUNHA JÚNIOR, Henrique
Primeiro membro da banca: SOUZA, Edilson Fernandes de
Segundo membro da banca: SILVA, Rosane Maria Alencar da
Resumo: Este trabalho buscou investigar como o conceito de etnia negra estaria sendo veiculado pelos livros didáticos de Ciências e as implicações dessa veiculação para o trabalho pedagógico dos professores. Isso, por acreditar que é através do contato com o nosso corpo e com o corpo do outro que diferenças fenótipas são transformadas em superioridades e sobrevalorizadas se forem brancas e inferiorizadas e subvalorizadas se forem negras. Tal fato nos motivou a realização desse estudo, considerando o discurso pedagógico dos livros de Ciências e as relações entre diferenças físicas, raça e etnia nos textos e ilustrações ali apresentadas. O estudo foi realizado numa escola pública municipal da cidade do Recife, no 1º ano do 4º ciclo do Ensino Fundamental, considerando ser o corpo humano o principal conteúdo curricular dessa turma, durante todo o ano letivo. Para obter o objetivo desejado, utilizamos como suporte metodológico a Metodologia Interativa (OLIVEIRA, 2005), através de observações, entrevistas, questionários e análise documental. Com esses procedimentos podemos identificar as concepções dos autores de livros didáticos, dos professores e dos alunos acerca das manifestações de racismo. Constatamos que em regra geral o conceito de etnia não aparece e não é trabalhado de forma explícita nos livros didáticos, na fala dos professores e dos alunos, apesar de muitos cientistas e intelectuais o usarem em substituição ao conceito de raça. Através de dados coletados e analisados, é possível afirmar que no cotidiano dessa escola, o processo didático-pedagógico na disciplina de Ciência, sobre o conteúdo corpo humano é marcado pela veiculação de preconceito e discriminação, constituindo-se em racismo institucional por não contemplar aspectos relevantes da corporeidade e identidades negras. Confirmamos em nosso trabalho que os livros didáticos de ciências analisados, veiculam preconceitos e discriminação, relativos a etnia negra ao apresentar o corpo humano negro em minoria em suas ilustrações e em posições onde não se exige grande inteligência e prestígio social, bem como ao silenciar sobre as doenças prevalentes na população negra. Como recomendações para avanço do conhecimento, consideramos relevante o investimento na formação continuada de professores, de modo que possam aportar ao seu fazer pedagógico, a educação das relações étnico-raciais que possibilite reconstruir aqueles conceitos e conteúdos veiculados pelos livros didáticos de forma preconceituosa e discriminatória bem como, proceder a uma escolha mais criteriosa desses mesmos livros.
Abstract: The present work searched to investigate as the concept of black ethnic would be being propagated for didactic books of Sciences and the implications of this propagation for the pedagogical work of the professors, for believing that it is through the contact with our body and with the body of the other that differences fenotic are transformed into overvalued superiority and they will be white and lowered and undervalued they will be black. Such fact in them motivated the accomplishment of this study, considering the pedagogical speech of books of Sciences and the relations between physical differences, race and ethnic in the texts and illustrations presented there. The study it was carried through in a municipal public school of the city of Recife, in 1º year of 4º cycle of Basic Education, considering being the human body the main curricular content of this group, during all the school year. To get the desired objective, we use as methodological support the Interactive Methodology (OLIVEIRA, 2005), through comments, interviews, questionnaires and documentary analysis. With these procedures we can identify the conceptions of the didactic book authors, of the professors and the pupils concerning the manifestations of racism. We evidence that in general rule the ethnic concept does not appear and is not worked of explicit form in didactic books, as much in speaks of the professors and how much in the ones of the pupils, although many scientists and intellectuals using in substitution to the race concept. Through collected and analyzed data, it is possible to affirm that in the daily one of this school, the process of didactic transposition in disciplines of Science, on the content human body is marked by the propagation of preconception and discrimination, consisting in institutional racism of not contemplating excellent aspects of the corporeidade and black identities. As recommendations for advance of the knowledge, we consider excellent the investment in the continued formation of professors, in way who can arrive in port to its to make pedagogical, the education of the ethnic-racial relations that it makes possible to reconstruct those propagated by didactic books of prejudiced and discriminatory form as well as, to proceed to a criterions choice from these same books.
Palavras-chave: Livro didático
Etnia negra
Didactic book
Ethnic black
Education of Sciences
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Auxiliadora Maria Martins da. Etnia negra nos livros didáticos do ensino fundamental : transposição didática e suas implicações para o ensino das ciências. 2005. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5811
Data de defesa: 21-Dez-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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