Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5795
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As Seqüências de conteúdos nas aulas de Biologia: o uso do livro didático |
Autor: | TEIXEIRA FILHA, Aguinalda Alves ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Rosane Maria Alencar da |
Primeiro membro da banca: | BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega |
Segundo membro da banca: | AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do |
Terceiro membro da banca: | BLOTER, Alice Happ |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo geral analisar o papel do livro didático nas seqüências de conteúdos das aulas de biologia do ensino médio. E por objetivos específicos (1) identificar as seqüências de conteúdos de biologia presentes nos livros didáticos e na prática pedagógica e (2) relacionar as seqüências de conteúdos presentes no livro didático e na prática pedagógica dos professores. O quadro teórico se insere nas diversas perspectivas teóricas relativas aos modelos de ensino. Dessa maneira, prática pedagógica é concebida como sendo uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática, e é essencialmente nosso dever, como educadores, a busca de condições necessárias à sua realização. A metodologia utilizada se insere na perspectivas dos estudos qualitativos em educação. Participaram da pesquisa 11 professores de Biologia, selecionados de forma aleatória. Utilizamos por instrumentos entrevista semi-estrutura, videografia e observação não participante de aulas de Biologia. Os resultados sugerem que o livro didático se constituiu, nessas práticas, em um instrumento de pesquisa e não um fator determinante da seqüência dos conteúdos abordados ao longo das aulas. Existem outros fatores oriundos do trabalho interativo em sala de aula que podem modificar a seqüência dos conteúdos programada. O estudo mostra que o livro didático se apresentou como principal referência para os professores, ao planejarem e exercerem sua prática pedagógica, porém em face da dimensão interativa em sala de aula, a organização dos conteúdos a serem ensinados foi, em alguns momentos alterada. |
Abstract: | Cette étude a pour objectif général d’analyser le rôle didactique du livre scolaire dans les contenus de séquences des cours de biologie de l’enseignement moyen (ensino médio). Et, pour objectif spécifique, d’identifier les contenus en biologie présents dans les livres didactiques (livres scolaires) et dans la pratique pédagogique [la mise en relation des contenus des livres scolaire et de la pratique pédagogique des professeurs]. Le cadre théorique s’insère dans les diverses perspectives théoriques relatives aux modeles d’enseignement. De cette manière, la pratique pédagogique est conçue comme étant une pratique sociale orientée par des objectifs, des finalités et des connaissances. La pratique pédagogique est une dimension de la pratique sociale qui préssupose une relation théorie-pratique, et, c’est essenciellement notre devoir, em tant qu’éducateurs, de rechercher des conditions nescessaires à sa réalisation. La méthodologie utilisée s’insère dans une perspective d’études qualitatives en éducation. 11 professeurs de Biologie ont été sélectionnés de maniére aléatoire pour participer à cette recherche. Nous avons utilisé des entretiens semi-directifs, films et observations non-participantes lors de leçon de Biologie. Les résultats ont montré que le livre scolaire se constitue, dans les pratiques, comme instrument de recherche et non comme facteur déterminant d’une séquence de contenues abordée tout au long des leçons. Il existe d’autres facteurs pouvant modifier la séquence des contenus programmés. L’étude montre que le livre scolaire se présente comme une réference principale pour les professeurs, qui plannifient et orientent leurs pratiques pedagogiques, cependant, en face de la dimension interactive de la salle de la classe, l’organisation des contenus, peut, à tout moment, être modifiée. |
Palavras-chave: | Livro didático Prática pedagógica Seqüência de conteúdo Schoolbook Teaching practice Sequence content |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | TEIXEIRA FILHA, Aguinalda Alves. As Seqüências de conteúdos nas aulas de Biologia: o uso do livro didático. 2007. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5795 |
Data de defesa: | 30-Ago-2007 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aguinalda Alves Teixeira Filha.pdf | Documento principal | 462,27 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.