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Tipo do documento: Dissertação
Título: Flexquest no ensino de Ciências : incorporando a Teoria da Flexibilidade Cognitiva na WebQuest.
Autor: ALEIXO, Adriana Alves 
Primeiro orientador: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Primeiro coorientador: SOUZA, Franscislê Neri de
Primeiro membro da banca: CYSNEIROS, Paulo Gileno
Segundo membro da banca: AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do
Resumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola da rede privada da cidade do Recife (Brasil), com alunos do 2° Ano do Ensino Médio. Um dos focos desta pesquisa é o estudo de ferramentas com base na Internet que apóiem a construção do conhecimento nos níveis iniciais e avançados por parte dos alunos, num contexto interdisciplinar no ensino de ciências. Para níveis iniciais do conhecimento utilizamos a estratégia WebQuest (WQ), e para os níveis avançados, a FlexQuest (FXQ). A FlexQuest incorpora, dentro da WebQuest, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). A TFC é uma teoria de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento, objetivando a proposição de estratégias para aquisição de níveis avançados do conhecimento. A partir de uma abordagem qualitativa, com uso de questionários, entrevistas e observações, realizamos intervenções pedagógicas em 3 turmas do 2º ano do Ensino médio, tendo como eixo norteador a utilização das duas estratégias (WQ e FXQ). Os resultados da pesquisa revelaram que as WebQuests quando concebidas dentro de uma proposta construtivista de ensino e aprendizagem, são estratégias eficazes para níveis introdutórios do conhecimento, por ter em seu bojo atividades que despertam a curiosidade, a pesquisa, o trabalho cooperativo, a autonomia, mesmo que não contemple uma maior profundidade nos conceitos estudados. Enquanto a FlexQuest é uma estratégia poderosa para a aquisição de conhecimento em níveis avançados, desenvolvendo nos alunos novas habilidades de busca e tratamento da informação. Esta estratégia mostrou-se ainda um fazer pedagógico alicerçado no real, aberto a múltiplas relações com o exterior, em que o aluno constrói o sentido de sua aprendizagem, apesar da mesma requerer uma maior complexidade em sua elaboração, em relação à estratégia WebQuest.
Abstract: This study presents a research done at a private school in the city of Recife (Brazil), with sophomore high school students. One of the objectives of this research is the study of Internet tools that help building students´ knowledge in beginner and advanced levels in an interdisciplinary context of science education. WebQuest (WQ) strategy was used for beginner levels of knowledge and FlexQuest (FXQ) for advanced levels. FlexQuest incorporates within the WebQuest the Cognitive Flexibility Theory (CFT). The CFT is a theory of teaching, learning and representation of knowledge that aims the proposition of strategies for the acquisition of advanced levels of knowledge. From a qualitative approach with the use of questionnaires, interviews and observations, pedagogical interventions were done with three groups of sophomore high school students, having the WQ and FXQ strategies as guidance. The results showed that the WebQuests, when conceived within a constructivist pedagogical proposal, are efficient strategies for beginner levels of knowledge due to the fact that the activities arise curiosity, research, cooperative work, autonomy even when it does not reach a deepest depth of the studied concepts. FlexQuest is a powerful strategy for the acquisition of advanced levels of knowledge as it develops in the students new skills in searching and processing the information. This strategy also showed a pedagogical practice based on reality opened up to multiple relations with the exterior in which the student build up his sense of learning, although the strategy itself requires a greater complexity in its elaboration, in relation to the WebQuest strategy.
Palavras-chave: Ensino de ciências
WebQuest (Plataforma web)
Flexibilidade cognitiva
FlexQuest (Plataforma web)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ALEIXO, Adriana Alves. Flexquest no ensino de Ciências : incorporando a Teoria da Flexibilidade Cognitiva na WebQuest. 2008. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5792
Data de defesa: 20-Jun-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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