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dc.creatorBALCÁZAR, Nicolas Lozano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8983377748900900por
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, Mário Rolim-
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Veronildo de Souza-
dc.contributor.referee2LEÓN, Maurício Javier de-
dc.date.accessioned2016-10-11T12:25:55Z-
dc.date.issued2011-12-21-
dc.identifier.citationBALCÁZAR, Nicolas Lozano. Avaliação da compactação do solo sob tráfego de veículos na colheita da cana-de-açúcar utilizando o modelo SoilFlex. 2011. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5659-
dc.description.resumoAtualmente, a colheita da cana-de-açúcar conduz o tráfego de veículos a área plantada, o que incrementa o risco de compactar o solo. Embora os efeitos do tráfego de máquinas agrícolas nas propriedades físicas do solo têm sido bastante pesquisados nos últimos anos, ainda falta desenvolver planos de manejo para não comprometer a sustentabilidade dos solos agrícolas que se encontram em risco de compactação. Com a finalidade de compreender e prevenir na prática a compactação dos solos agrícolas, vários pesquisadores têm desenvolvido modelos pseudo-analíticos (O’Sullivan et al., 1999; Keller et al., 2007; Schjønning et al., 2008) baseados no trabalho de propagação de tensões no solo desenvolvidos por Boussinesq (1885), Fröhlich (1934) e Söhne (1953). Keller & Lamandé (2010) explicam que a importância do desenvolvimento e uso de modelos analíticos de compactação reside na simplicidade de usar e os dados requeridos são facilmente adquiridos pelo usuário. Portanto, esses modelos convertem-se em ferramentas de análise para predizer com relativa precisão os efeitos do tráfego de maquinário sob diferentes condições de densidade, umidade, carga por roda, tipo de pneus, área de contato e pressão de insuflagem. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi modelar cenários de densidade e umidade do solo para analisar o processo de compactação de um Argissolo Coeso de tabuleiro costeiro, cultivado com cana-de-açúcar após o tráfego de veículos de colheita, utilizando o modelo pseudo-analítico SoilFlex, assim como estabelecer o estado de compactação do solo através da análise da resistência mecânica à penetração. Foram coletadas amostras indeformadas de solo por meio de anel volumétrico, nas profundidades 0-0,1; 0,1-0,2;0,2-0,3 e 0,3-0,4 m, numa área de 120 x 120 m. Partindo desses dados, foram desenhados 5 cenários de densidade do solo, cada um deles com possíveis 4 condições de umidade. Em cada cenário foi modelada a passagem de um Caminhão, de um conjunto Trator-Reboque e de um conjunto Caminhão-Reboque; veículos utilizados nas operações de colheita. Da análise da variação da densidade do solo e das tensões transmitidas ao solo pelos veículos, obtidas com o SoilFlex, pôde-se concluir que tanto o Caminhão quanto o Trator-Reboque compactam o solo além dos 0,2 m de profundidade, quando a densidade inicial foi 1,3:1,4 e 1,5 g cm⁻³.O ensaio de resistência mecânica à penetração mostrou que o estado de compactação do solo da camada de 0-20 cm é crítico.por
dc.description.abstractNowadays, heavy vehicle traffic occurs during sugarcane harvesting increasing the risk of soil compaction. Research in this field had deeply improve the knowledge of the compaction process but still there is a need in developing field management plans based on research to guarantee the sustainability of agricultural soils submitted to traffic. Focusing in understanding the soil compaction phenomenon in agricultural soils and, with the aim of preventing it from occurring, researchers developed pseudo-analytic models (O’Sullivan et al., 1999; Keller et al., 2007; Schjønning et al., 2008) based on the previous work of Boussinesq (1885), Fröhlich (1934) and Söhne (1953). Keller & Lamandé (2010) explain that importance of developing and using pseudo-analytical models is that they are simple to use and the inputs are easy to acquire by the user. These models are then important tools for the soil compaction analysis and prediction after on field traffic under different soil humidity, wheel loads, type of tires, contact area and inflation pressure. The objective of this study was to model possible canaries of soil conditions and vehicle traffic to evaluate soil compaction using the pseudo analytical model SoilFlex. The area of study corresponds to an area of 120 x 120 m whit an Argissolo Coesso soil. Undeformed soil samples were taken at 0-0.1; 0.1-0.2; 0.2-0.3 e 0.3-0.4 m to determine soil bulk density and from those results 5 bulk density canaries were constructed, each one simulated with 4 possible water contents. The vehicles used in the traffic simulations during harvest were a heavy duty Truck and a sugarcane Trailer hauled by a Tractor. It was determined from the analysis of soil bulk density variation and stresses transmitted to the soil after traffic,obtained with SoilFlex, that the heavy duty Truck and the hauled Tractor generate soil compaction beyond the 0.2 m of depth when the initial bulk density was 1.3:1.4 and 1.5 g cm⁻³. Cone index analysis showed that the area is a critical compaction level in the 0-0.2 cm layer.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-10-11T12:25:55Z No. of bitstreams: 1 Nicolas Lozano Balcasar.pdf: 3190624 bytes, checksum: fa470a83d1425b9f802e5bfefe346168 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-11T12:25:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nicolas Lozano Balcasar.pdf: 3190624 bytes, checksum: fa470a83d1425b9f802e5bfefe346168 (MD5) Previous issue date: 2011-12-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Agrícolapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSolopor
dc.subjectCompactaçãopor
dc.subjectModelagempor
dc.subjectTensõespor
dc.subjectCana-de-açúcarpor
dc.subjectColheitapor
dc.subjectSoilpor
dc.subjectCompactionpor
dc.subjectModelingpor
dc.subjectTensionspor
dc.subjectSugarcanepor
dc.subjectHarvestpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApor
dc.titleAvaliação da compactação do solo sob tráfego de veículos na colheita da cana-de-açúcar utilizando o modelo SoilFlexpor
dc.typeDissertaçãopor
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