Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5496
Tipo do documento: Dissertação
Título: Física moderna para o ensino médio : relato de uma experiência
Autor: SILVA, Plínio Giorgio Arruda da
Primeiro orientador: SÁTIRO, Caio Veloso
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de
Segundo membro da banca: RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés
Resumo: O ensino de Física nas escolas de ensino médio vem a cada ano se tornado desvinculado com a sociedade moderna e tomando rumos que não tem acompanhado os avanços tecnológicos que estão presentes no cotidiano de nossos alunos. Vivenciamos uma era de onde grande parte da base tecnológica está fundamentada em temas de Física Moderna como a Relatividade Restrita ou Especial e a Mecânica Quântica. Fazer com que nossos alunos sintam motivação para aprender Física, tem sido desafiador para nós professores, pois a maioria deles enxergam a Física como um emaranhado de fórmulas que servem apenas para resolver problemas de movimentos retilíneos uniformes e variados, aplicações das leis de Newton, termologia, óptica e circuito simples. Nas escolas, os professores utilizam uma sequência pedagógica de descendência estrangeira, tal que temas como: relatividade, átomo de Bohr, efeito fotoelétrico, dualidade onda-partícula, princípio da incerteza, entre outros não vem sendo abordados em sala de aula pelos nossos professores. Este projeto apresenta uma proposta para dar suporte ao professor trabalhar alguns tópicos de Física Moderna com seus alunos do ensino médio. Muitas vezes, a maioria dos professores não discutem esses temas por falta de tempo, a má formação em algumas licenciaturas e também por não ter um bom embasamento teórico. Visando ajudá-los, o nosso objetivo é oferecer uma base teórica sobre Relatividade e Mecânica Quântica fundamentado na epistemologia de Thomas Kuhn e a aprendizagem significativa de David Ausubel. Nesta proposta está incluso um texto de apoio ao professor bem como a sugestão de vídeos e simulações computacionais como organizadores prévios, possibilitando uma melhor interação entre o professor e o aluno para que o mesmo possa alcançar a transposição didática com o intuito de obter bons resultados de aprendizagem.
Abstract: The teaching of physics in secondary schools comes every year become disconnected with modern society and taking directions that have not followed the technological advances that are present in the daily lives of our students. We live in an era where much of the technological base is based on themes of modern physics like relativity or quantum mechanics and special. To make our students feel motivated to learn physics, has been challenging for us teachers, since most of them they see physics as a tangle of formulas that serve only to solve problems of uniform and varied rectilinear motions, applications of Newton’s laws, thermology , optics and simple circuit. In schools, teachers use a teaching sequence of foreign descent, such that subjects such as relativity, Bohr atom, photoelectric effect, wave-particle duality, uncertainty principle, among others has not been addressed in the classroom by our teachers. This project presents a proposal to support teacher work some topics of modern physics with their high school students. Often, most teachers do not discuss these issues for lack of time, poor training in some degrees and also for not having a good theoretical foundation. Aiming to help them, our goal is to provide a theoretical basis about Relativity and Quantum mechanics based on the epistemology of Thomas Kuhn and meaningful learning of David Ausubel. This proposal is included a text teacher support as well as the suggestion of videos and computer simulations as previous organizers, enabling better interaction between the teacher and the student so that it can reach the didactic transposition in order to get good results learning.
Palavras-chave: Ensino de física
Física moderna
Ensino médio
Proposta pedagógica
Physics teaching
Modern physics
High school
Pedagogical proposal
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SILVA, Plínio Giorgio Arruda da. Física moderna para o ensino médio : relato de uma experiência. 2015. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5496
Data de defesa: 13-Nov-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plinio Giorgio Arruda da Silva.pdfDocumento principal4,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.