Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5493
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experimentos de baixo custo no ensino de mecânica para o ensino médio
Autor: MOREIRA, Marcos Luiz Batista 
Primeiro orientador: SÁTIRO, Caio Veloso
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de
Segundo membro da banca: RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés
Resumo: Neste trabalho apresentamos um produto educacional destinado ao professor de Física, para servir de apoio durante a preparação de aulas com experimentos de baixo custo no ensino de mecânica. O material foi aplicado no segundo bimestre do ano de 2015 em uma turma do primeiro ano do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Belo Jardim. Tendo como objetivo proporcionar ao aluno uma experiência prática atrelada a realidade física vivenciada no cotidiano. O referencial teórico adotado baseia-se na teoria de aprendizagem de Lev Semyonovitch Vygotsky, que é fundamentada na interação social entre os indivíduos, levando-se em consideração o conhecimento prévio (nível mental) dos alunos averiguados através do pré-teste. A metodologia compreende aulas expositivas no data show, aulas práticas através de experimentos de baixo custo realizadas em grupos, realização de análise dos dados experimentais e construção de gráficos com o computador, discussão sobre os experimentos realizados e confecção de relatórios. Durante o desenvolvimento dessas atividades os alunos puderam contar com a colaboração do professor e dos colegas de turma. A experiência da implementação deste trabalho, mostra que é possível utilizar experimentos de baixo custo no ensino de mecânica, motivando os alunos a confrontar seus conhecimentos prévios com os fenômenos físicos a luz dos conceitos teóricos proporcionando uma aprendizagem crítica e uma melhor leitura do mundo que os cerca.
Abstract: In this work we present an educational product for the physics teacher, to provide support during the preparation classes with low cost in the mechanical teaching experiments. The material was applied in the second quarter of the year 2015 in a class of first year of the Technical Course of Integrated Informatics at the School of the Federal Institute of Education, Science and Technology, Campus Belo Jardim. Aiming to provide the student with a pegged practical experience physical reality experienced in daily life. The theoretical framework adopted is based on Lev Semyonovitch Vygotsky learning theory, which is based on social interaction between individuals, taking into account prior knowledge (level metal) of investigated students through the pre-test. The methodology includes lectures on the data show, practical classes through low-cost experiments performed in groups, conducting analysis of experimental data and construct graphs with the computer, discussion of experiments and preparation of reports. During the development of these activities the students could count on the cooperation of the teacher and classmates. The experience of the implementation of this work shows that it is possible to use low-cost experiments on the mechanics teaching, motivating students to confront their previous knowledge with the physical phenomena the light of theoretical concepts providing a critical learning and a better reading of the world that about.
Palavras-chave: Produto educacional
Professor de física
Ensino de mecânica
Teoria de Vygotsky
Experimento
Educational product
Physics teacher
Mechanical teaching
Vygotsky’s theory
Experiment
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
Citação: MOREIRA, Marcos Luiz Batista. Experimentos de baixo custo no ensino de mecânica para o ensino médio. 2015. 67 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5493
Data de defesa: 13-Nov-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Luiz Batista Moreira.pdfDocumento principal4,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.