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Tipo do documento: Dissertação
Título: A teoria da flexibilidade cognitiva aplicada em ambientes virtuais : investigando estratégias de ensino alinhadas aos desafios do [novo] perfil do profissional em educação
Autor: ARAÚJO, Flávia Pereira de 
Primeiro orientador: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Primeiro membro da banca: LYRA, Arine Maria Víveros de Castro
Segundo membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Terceiro membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Resumo: A abordagem da prática docente constitui, cada vez mais, um desafio diante dos ferramentais tecnológicos, proporcionados pela Sociedade da Informação. Sob o pano de fundo da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, o presente trabalho investiga a aplicação dessa teoria em Ambientes Virtuais de Ensino, a partir da adoção de estratégias de suporte à mediação da aprendizagem, proporcionando aos alunos aprender a aprender e aprender colaborativamente. A análise constitui-se a partir de investigação e intervenção didática, junto a alunos do ensino Médio, proposta com base em hiperdocumentos. Dentre os resultados da aplicação, detectou-se que a aplicação dos elementos dessa teoria auxilia na organização de estudos, em relação à abordagem de ensino de conteúdos complexos e pouco estruturado. Como contribuição, esta pesquisa aponta a necessidade da adoção de mecanismos de controle, que favoreça a visualização do estado atual do desenvolvimento das atividades realizadas pelo aluno. Indicamos também, a necessidade da indicação, para o aluno, dos objetivos de aprendizagem, inerentes ao resultado pretendido e exprimem o que este poderá realizar quando os tiver dominado. E, finalmente, aponta-se para a necessidade de integração do próprio aluno, ao processo de interação e colaboração entre os pares, levando-o à autonomia na produção do saber, posicionando-o como autor e/ou co-autor no processo de (re)construção do conhecimento, abrindo um canal de conversação sem limites, e direcionando o uso dos recursos presentes nos hiperdocumentos.
Abstract: The approach of teaching is increasingly a challenge in front of the technological tools, provided by the Information Society. Under the backdrop of the Cognitive Flexibility Theory, this Research investigates the application of this theory in Learning Management Systems, from the adoption of strategies to support the learning mediation, giving students learn to learn and collaborative learn. The analysis is on the basis of Research and Teaching Intervention, students with high school, proposed on hyperdocument. Among the results of the application, found that the application of the elements of this theory helps in the studies organization in relation to the approach of teaching complex and illstructured contents. As a contribution, this research highlights the need for the adoption of control mechanisms, which favors the view of the current state of development of activities performed by the student. Also indicate the need to alert to the student, the goals of learning, inherent in the desired result and express what this can do when you have dominated. And finally, it points to the need for integration of the student, the process of interaction and collaboration among peers, leading it to independence in the production of knowledge, positioning it as the author and/or co-author in the (re)construction of knowledge, opening a conversation channel without limits, and directing the use of resources in hyperdocument.
Palavras-chave: Ambiente virtual
Flexibilidade cognitiva
Prática docente
Educação a distância
Cognitive flexibility
Virtual environment
Teaching practice
Teaching and learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ARAÚJO, Flávia Pereira de. A teoria da flexibilidade cognitiva aplicada em ambientes virtuais : investigando estratégias de ensino alinhadas aos desafios do [novo] perfil do profissional em educação. 2009. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5474
Data de defesa: 6-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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