Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5460
Tipo do documento: Dissertação
Título: A ciência contemporânea no ensino médio : limites e possibilidades
Autor: BRITO, Eliana Priscila Cavalcanti de 
Primeiro orientador: TENÓRIO, Alexandro Cardoso
Primeiro membro da banca: NOGUEIRA, Romildo de Albuquerque
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena de
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Antônio Carlos Silva
Resumo: O presente trabalho foi movido por inquietações diante do atual ensino médio, advindas do encontro de nossa experiência empírica que destaca a distancia entre a ciência ensinada e a realidade do aluno, com uma série de estudos que têm alertado para o forte desinteresse dos jovens para com a educação em ciências ofertada na escola. Neste contexto, nosso trabalho foi desenvolvido no âmbito do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco e teve como principal objetivo compreender os limites e as possibilidades para que o jovem possa vivenciar uma ciência mais significativa e contemporânea no ensino médio. Para tanto, buscamos pelos indícios que caracterizem a crise no ensino de ciências, no chão de uma escola pública. Nesse sentido, investigamos as visões de professores e estudantes, buscando identificar e compreender seus anseios e escolhas diante da ciência escolar. O trabalho convergiu para apontar as aproximações e os distanciamentos entre estas visões, tendo em perspectiva as ciências naturais do nível médio. Para tanto, as estratégias metodológicas adotadas apresentam elementos que se assemelham ao estudo de caso, e ao mesmo tempo, se aproximam de uma pesquisa participante. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas, questionários e roda de conversa com os atores desta pesquisa. Por meio da análise de conteúdo, os alunos revelam demandas fortemente ligadas aos fundamentos contemporâneos para o ensino de ciência, enquanto os docentes apresentam visões bastante alinhadas com as necessidades dos seus alunos. De uma forma geral, foi possível identificar diversas aproximações entre as visões de professores e alunos. Como resultado ainda, apresentamos os desafios para resignificar a educação em ciências, que emergem do contexto vivido pelos professores. Em geral, as aproximações identificadas nos discursos dos principais atores (professores e alunos) do ensino médio, reforçam os argumentos que o ensino de ciências passa por uma crise de legitimidade, mas ao mesmo tempo, indicam que as necessárias condições para enfrenta-la não estão tão distante quando se imagina.
Abstract: This work was motivated by concerns given the current high school, coming from the meeting of our empirical experience that highlights the distance between reality and taught science student, with a number of studies have pointed out strong disinterest of young people with education offered in school science . In this context, our work was developed within the Graduate Program in Science Teaching, Federal Rural University of Pernambuco and aimed to understand the limits and possibilities for the young person can experience a more meaningful and contemporary science teaching average. For that, we searched for evidence that characterize the crisis in science education, the floor of a public school. Accordingly, we investigated the views of teachers and students in order to identify and understand their desires and choices on school science. The work has converged to point out the similarities and the distances between these views, in the natural sciences perspective of the average level. For both, the methodological strategies adopted have elements that resemble the case study, and at the same time, approaching a participant research. For data collection interviews, questionnaires and wheel discussion with the actors of this research were carried out. Through content analysis, the students reveal strongly linked to contemporary demands for teaching science fundamentals, while teachers have enough visions aligned with the needs of their students. In general, it was possible to identify several similarities between the views of teachers and students. As a result also present challenges to reframe science education, emerging from the context experienced by teachers. In general, the approaches identified in the discourses of the main actors (teachers and students) high school, reinforcing the arguments that science education is going through a crisis of legitimacy, but at the same time, indicate that the conditions necessary to confront it not are as distant as you think.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino de ciências
Ciência contemporânea
High school
Teaching science
Contemporary science
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: BRITO, Eliana Priscila Cavalcanti de. A ciência contemporânea no ensino médio : limites e possibilidades. 2014. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5460
Data de defesa: 28-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliana Priscila Cavalcanti de Brito.pdfDocumento principal2,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.