Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Eleneide Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221470075302651por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.advisor-co1NOGUEIRA, Romildo de Albuquerque-
dc.contributor.advisor-co2SOUZA, Margareth Mayer de Castro-
dc.contributor.referee1CORREIA, Tereza Santos-
dc.contributor.referee2JIMENEZ, George Chaves-
dc.contributor.referee3BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.date.accessioned2016-08-23T13:45:15Z-
dc.date.issued2006-08-23-
dc.identifier.citationALVES, Eleneide Menezes. Diabetes mellitus em uma perspectiva de complexidade : uma proposta de projeto transdisciplinar. 2006. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5453-
dc.description.resumoO Ministério da Educação, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tem proposto melhorias para o sistema educacional brasileiro, as quais incluem a substituição do ensino atual, baseado em uma prática de conteúdos ministrados de forma fragmentada e descontextualizada, por uma visão sistêmica aplicada à sala de aula. Além disso, os PCN podem subsidiar os professores que se dispõem a mudar sua prática, o que significa substituir um ensino baseado no acúmulo de conteúdos pelos alunos, por outras metodologias que proporcionem um aprendizado significativo. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver competências docentes para implementar projetos transdisciplinares sobre o tema transversal Saúde no Ensino Médio. O tema “Diabetes Mellitus”, em uma perspectiva transdisciplinar, foi trabalhado por seis professores de diferentes áreas e duas enfermeiras. As competências desenvolvidas por estes profissionais foram analisadas a partir de entrevistas sobre os conhecimentos prévios e após a discussão de textos especializados sobre os pensamentos linear, sistêmico e complexo, a transdisciplinaridade e o ensino por projetos transdisciplinares. O desenvolvimento dos projetos transdisciplinares foi avaliado durante a sua implementação em sala de aula e os resultados obtidos mostram que os professores desenvolveram várias competências necessárias a execução do projeto transdisciplinar. A conclusão é que o uso de descritores de competências como uma ferramenta na execução e implementação de projetos transdisciplinares contribui significativamente para melhorar a atividade de ensino.por
dc.description.abstractThe Brazilian Education Ministry, through Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), has considered improvements for the Brazilian educational system, which include the substitution of current education, based in one practical of given contents of fragmented form and descontextualizated, for an applied systemic view. Moreover, the PCN can subsidize teachers who would like to change their practical activity, what means to substitute an education based on the accumulation of contents for the pupils for other methodologies that provide a significant learning. The objective of this research was to develop teaching abilities to implement transdisciplinar projects on the transversal subject Health in high school. The subject "Diabetes Mellitus", in a transdisciplinar perspective was worked by six professors of different areas and two nurses. The abilities developed for these professionals had been analyzed from interviews on the previous knowledge and after reading/discussion of texts specialized on linear, systemic and complex views, transdisciplinarity and education for transdisciplinar projects. The development of the transdisciplinar projects was evaluated during its implementation in classroom and the results showed that the professors had developed some abilities necessary their execution. The conclusion is that the use of describers of abilities as a tool in the execution and implementation of projects transdisciplinares in classroom contributes strongly to improve theaching practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-23T13:45:15Z No. of bitstreams: 1 Eleneide Menezes Alves.pdf: 469154 bytes, checksum: b15e3d9ae6bcfcd192a3019ba642bcc0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-23T13:45:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eleneide Menezes Alves.pdf: 469154 bytes, checksum: b15e3d9ae6bcfcd192a3019ba642bcc0 (MD5) Previous issue date: 2006-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectDiabetespor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectSaúdepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDiabetes mellitus em uma perspectiva de complexidade : uma proposta de projeto transdisciplinarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eleneide Menezes Alves.pdfDocumento principal458,16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.