Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Antheógenes Menezes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7164081937873659por
dc.contributor.advisor1SILVA, Suely Alves da-
dc.date.accessioned2016-08-22T15:11:22Z-
dc.date.issued2010-08-23-
dc.identifier.citationSILVA, Antheógenes Menezes da. Um diálogo entre a história da química e livros didáticos, numa perspectiva bachelardiana : o caso dos modelos atômicos. 2010. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5426-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em analisar como se apresenta a História e Filosofia da Ciência na abordagem do conceito de “modelos atômicos” nos livros didáticos da 1º série do ensino médio da Rede Estadual de ensino do estado de Pernambuco a partir da perspectiva Bachelardiana. Na maioria das vezes o professor de Química se baseia na pequena parte Histórica que acompanha o conteúdo de modelos atômicos nos livros didáticos e muitas vezes não percebe os problemas nessas versões, pois não analisa de forma adequada o uso desse dispositivo. O presente trabalho discute e analisa questões Históricas que aparecem em certos livros didáticos sobre a perspectiva da epistemologia de Bachelard no conteúdo de modelos atômicos que são normalmente utilizados pelos professores de Química em suas aulas. Este estudo visa contribuir de forma efetiva na formação de uma visão mais adequada a construção do conhecimento científico. Busca também conhecer melhor o processo de formação do conceito de modelos atômicos com um pano de fundo histórico tentando tornar esse conceito mais acessível para o aluno e possibilitar e ele uma melhor compreensão acerca da estrutura da matéria. A partir da análise de alguns exemplares relacionados com modelos atômicos apontaremos acertos e problemas existentes sempre acrescentando novas informações tanto em relação ao conteúdo quanto ao contexto da época que permitam a utilização desse material de maneira mais eficaz. Finalmente a proposta do trabalho sugere que se utilize mais a História da Química na sala de aula, mas com responsabilidade e qualidade no uso dessa ferramenta didática. Evitando fatos que criem uma imagem enganosa e dão falsa impressão acerca da natureza da Ciência Química.por
dc.description.abstractThis work analyses how the History and philosophy of Science is presented in the concept approach of “atomic models” in the didactic books of the first grade of state high schools in Pernambuco- Brazil from the Bachelard’s perspective. Most of the times Chemistry teachers base them selves in the little historic part that goes with the contents of atomic models in the didactic books; and most of the times they don’t realize the problems in these versions, because they don’t analyze the use of this device properly. The present work discusses and analyses historic questions which are present in some didactic books about the perspective of Bachelard’s epistemology in the contents of atomic models which are usually used by Chemistry teachers in their classes. This study intends to contribute effectively in the making of a more adequate view in the construction of a the scientific knowledge. It also intends to now better the process of concept - making of atomic models with a historic background trying to make it more accessible and make possible to the student a better understanding of the structure of matter. From the analysis of some samples related to atomic models we’ll point out rights and problems adding new information both related to contents and background which allow the use of this material in a more efficacious manner. Finally this work suggests the use with more frequency of the History of Chemistry in class but with responsibility and quality in the use of this didactic tool, avoiding facts that make up a wrong image and give a fake feeling about the nature of the Chemistry Science.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-22T15:11:22Z No. of bitstreams: 1 Antheogenes Menezes da Silva.pdf: 3239064 bytes, checksum: 61d27b9f3abf52e98f4623de16289ff8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-22T15:11:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antheogenes Menezes da Silva.pdf: 3239064 bytes, checksum: 61d27b9f3abf52e98f4623de16289ff8 (MD5) Previous issue date: 2010-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectModelo atômicopor
dc.subjectEpistemologia de Bachelardpor
dc.subjectHistória da químicapor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectAtomic modeleng
dc.subjectBachelard epistemologyeng
dc.subjectHistory of chemistryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUm diálogo entre a história da química e livros didáticos, numa perspectiva bachelardiana : o caso dos modelos atômicospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antheogenes Menezes da Silva.pdfDocumento principal3,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.