Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5420
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | NOVA, Ana Cristina Frutuoso Vila | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3680136563337602 | por |
dc.contributor.advisor1 | BARBOSA, Rejane Martins Novais | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-22T13:33:32Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-25 | - |
dc.identifier.citation | NOVA, Ana Cristina Frutuoso Vila. Visões sobre o software educandus : estudo de caso com professores de química da rede pública. 2011. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5420 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetivou investigar como três professores de química do ensino médio da rede pública estadual de ensino de Pernambuco concebem, utilizam e avaliam o Software Educacional Educandus como ferramenta didática em sala de aula. Para tanto foi analisado e classificado o Software Educandus a partir de critérios estabelecidos pela literatura; feito um levantamento das concepções dos professores sobre software educativo; observado como esses professores utilizam essa ferramenta didática em sala de aula e como os mesmo avaliam esse software. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas, questionário e observação não-participante e videografia. Os resultados sugerem que o Software Educandus é um bom recurso para fins educacionais, em uma abordagem comportamentalista de ensino, se enquadrando no Paradigma Instrutivo. Os professores possuem uma visão de software educacional como um recurso audiovisual, avaliam o Software Educandus como bom e o utilizam em sala de aula a partir de abordagens de ensino vinculadas aos paradigmas instrutivo e revelador. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study was to investigate how three chemistry teachers from public High School in Pernambuco understand, use and evaluate the Educandus Educational Software as a teaching tool in classroom. For that the Educandus software was analyzed and classified using criteria established by the literature; a survey on teachers' conceptions about educational software was carried out; how these teachers use this teaching tool in classroom and how they evaluate this software were observed. Data were collected from semi-structured interviews, questionnaire, non-participant observation and videography. Results suggest that Educandus Software is a good resource for educational purposes, but it involves a behavioral approach to teaching, fitting in an Instructional Paradigm. Teachers have a vision of educational software as an audiovisual resource; they evaluate the Educandus Software as good and use it in classroom by teaching approaches related to instructive and revealing paradigms. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-22T13:33:32Z No. of bitstreams: 1 Ana Cristina Frutuoso Vila Nova.pdf: 2704444 bytes, checksum: c4b62fcbcb1c67ac83996f6d993ab2aa (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-22T13:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Cristina Frutuoso Vila Nova.pdf: 2704444 bytes, checksum: c4b62fcbcb1c67ac83996f6d993ab2aa (MD5) Previous issue date: 2011-02-25 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Recurso didático | por |
dc.subject | Software educativo | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Visões sobre o software educandus : estudo de caso com professores de química da rede pública | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Cristina Frutuoso Vila Nova.pdf | Documento principal | 2,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.