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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRASIL, Isadora Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742974195036711por
dc.contributor.advisor1GOMES, Claudia Roberta de Araújo-
dc.contributor.advisor-co1NASCIMENTO, Ross Alves do-
dc.contributor.referee1SANTOS, Ernani Martins dos-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee3LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.date.accessioned2016-08-17T12:28:06Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.citationBRASIL, Isadora Gonçalves. Analisando a mobilização do conhecimento pedagógico do professor do 3º ano (anos iniciais), no campo das estruturas aditivas. 2015. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5369-
dc.description.resumoEste estudo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a mobilização do conhecimento pedagógico do professor do 3º ano (anos iniciais), egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública na cidade do Recife, em relação à abordagem do conceito das estruturas aditivas. Adotou-se como fundamentação teórica principal a contribuição de Lee Shulman por sua categorização dos conhecimentos docentes, levando em consideração as especificidades das disciplinas que eles irão ensinar. Também contamos com o suporte teórico de Gerard Vergnaud e a sua teoria dos campos conceituais, com a contribuição no campo das estruturas aditivas. A pesquisa envolveu como instrumentos de construção dos dados: pesquisa documental, observação de atividades em sala de aula e entrevista. Identificou-se que a formação matemática ofertada no curso investigado, proporciona conhecimentos essenciais a prática docente, pois possui uma matriz curricular abrangente, organizada e norteada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Quanto à mobilização do conhecimento pedagógico das professoras investigadas, percebe-se que a ação docente sofre grande influência da organização do sistema de ensino, pois se por um lado, em um determinado contexto nos deparamos a uma ação limitada que reflete apenas o modelo de ensino adotado na escola, em contrapartida temos a prática docente mais abrangente, já que o contexto no qual se encontra permite maior flexibilidade em prol do desenvolvimento do estudante.por
dc.description.abstractThis study presents the results of a research that aimed to analyze the mobilization of pedagogical knowledge on teachers of the 3rd year (early years), course graduates degree in education from a public university in the city of Recife, in relation to the concept approach additive structures. It was adopted as the main theoretical basis the contribution of Lee Shulman for his categorization of teacher’s knowledge, taking into account the specificities of the subjects that they will teach. We also have the theoretical support of Gerard Vergnaud and his theory of conceptual fields, with the contribution in the places of additive structures. The research involved as data construction tools: research desk, observation activities in the classroom and conference room. It was found that the mathematical education offered in the investigated course provides essential knowledge to teaching practice, because it has a comprehensive curriculum, organized and guided by the -Parâmetros Curriculares Nacionais - National Curriculum Parameters (PCN). As the mobilization of the pedagogical knowledge of the investigated teachers, it is clear that the teaching activities has greatly influenced the education system organization, because on the one hand, in a given context we face a limited action that reflects only the teaching model adopted at school, on the other hand we have the most comprehensive teaching practice, as the context in which it is allows greater flexibility in support of the student’s development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-17T12:28:06Z No. of bitstreams: 1 Isadora Goncalves Brasil.pdf: 1685544 bytes, checksum: 7b5264daf5e1bbb0ad4d7bfaa53da770 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T12:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isadora Goncalves Brasil.pdf: 1685544 bytes, checksum: 7b5264daf5e1bbb0ad4d7bfaa53da770 (MD5) Previous issue date: 2015-05-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimento matemáticopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLicenciatura em Pedagogiapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectMathematics knowledgeeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectDegree in educationeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnalisando a mobilização do conhecimento pedagógico do professor do 3º ano (anos iniciais), no campo das estruturas aditivaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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