Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Suzana Cínthia Gomes de Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883531844126983por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Maria Marly de-
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de-
dc.contributor.referee1PERES, Flávia Mendes de Andrade e-
dc.contributor.referee2SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa-
dc.date.accessioned2016-08-16T13:09:02Z-
dc.date.issued2016-03-08-
dc.identifier.citationSILVA, Suzana Cínthia Gomes de Medeiros. A ludicidade trabalhada por professores de ciências no ensino fundamental. 2016. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5346-
dc.description.resumoEste estudo tem como principal objetivo compreender o papel da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de ciências de uma escola municipal da cidade de Passira-PE. Para dar conta deste trabalho, estabelecemos como objetivos específicos: analisar as concepções dos professores de ciências sobre a ludicidade e suas relações com sua prática docente; identificar as estratégias lúdicas trabalhadas nas aulas de ciências através de observações no contexto das salas de aula; analisar os elementos lúdicos propostos nos planos de aula dos professores de ciências e investigar as evidências do aprender lúdico nas práticas observadas. Como procedimento metodológico optamos pela abordagem qualitativa utilizando a Metodologia Interativa, através de um estudo de caso, realização de entrevistas pela técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, observações de aulas de ciências e análise documental (planejamento de aula). A nossa amostra foi composta por cinco professoras do Ensino Fundamental I dessa escola. Nosso marco teórico está centrado na temática ludicidade no processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que, de modo geral, há coerência entre o dizer e o fazer docente, de forma que as professoras valorizam a utilização do lúdico como um bom instrumento capaz de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de ciências, indicando o lúdico não apenas como um auxiliador nesse processo, mas também como algo que possibilita o desenvolvimento humano em várias dimensões. Por meio de nossas observações, constatamos o uso de algumas estratégias lúdicas interessantes para o contexto dos anos iniciais, evidenciando um aprendizado lúdico de ciências. No entanto, alguns planejamentos de aulas se mostraram um tanto inconsistentes devido a carência de informações acerca das atividades lúdicas a serem desenvolvidas pelos nossos sujeitos de pesquisa. Como conclusão, apresentamos algumas sugestões, que possivelmente poderão subsidiar futuros estudos, que visem melhor aprofundamento das discussões que permeiam esse estudo.por
dc.description.abstractThe present study aims to understand the role of playfulness in the teaching-learning process of science in a municipal school in the city of Passira-PE. To handle this study, we have established the following objectives: to analyze the science teachers' conceptions about playfulness and their relationship with their teaching practice; to identify the playful strategies used in science classes through observations in the context of the classroom; to analyze the playful elements proposed in the science teachers' lesson plans and investigate the evidence of ludic learning in the practices observed. As methodological procedure we opted for a qualitative approach using interactive methodology through a case study, interviews using the technique of Hermeneutic-Dialectical Circle, observations of science classes and document analysis (lesson planning). Our sample was composed of five teachers from elementary school of that school. Our theoretical framework is centered on the theme playfulness in the teaching-learning process of the curricular components of science in the early years of elementary school. The results showed that, in general, there is consistency between the saying and doing of teaching in a way that shows teachers value the use of the ludic as a good instrument to help the process of teaching and learning of science, indicating playfulness not only as a helper in the process, but also as something that enables human development in various dimensions. Through our observations, we could see the use of some interesting playful strategies in the context of the early years, showing an entertaining learning of science. However, some lessons planning proved to be somewhat inconsistent due to the lack of information about the recreational activities to be developed by our research subjects. As a conclusion, we present some suggestions that might possibly facilitate future studies, which aim deeper understanding of the discussions that permeate this study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-16T13:09:02Z No. of bitstreams: 1 Suzana Cinthia Gomes de Medeiros Silva.pdf: 1884233 bytes, checksum: df71fc0e0e885e90d1359630fb561fa3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T13:09:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Suzana Cinthia Gomes de Medeiros Silva.pdf: 1884233 bytes, checksum: df71fc0e0e885e90d1359630fb561fa3 (MD5) Previous issue date: 2016-03-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino da Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA ludicidade trabalhada por professores de ciências no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suzana Cinthia Gomes de Medeiros Silva.pdfDocumento principal1,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.