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Campo DCValorIdioma
dc.creatorREZENDE, Izabelle Maria Nascimento de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0168070095695309por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.referee1ARAUJO, Maria Inêz Oliveira-
dc.contributor.referee2FARIAS, Carmen Roselaine-
dc.contributor.referee3JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.date.accessioned2016-08-16T12:50:54Z-
dc.date.issued2016-06-06-
dc.identifier.citationREZENDE, Izabelle Maria Nascimento de. A educação ambiental no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) : subprojeto Biologia. 2016. 184 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5344-
dc.description.resumoO contexto de crise socioambiental que vivemos requer da escola um papel formativo voltado para cidadania, pautado na realidade e questões socioambientais urgentes da contemporaneidade. Assim, compreendemos que a inserção da Educação Ambiental (EA) na formação de professores se revela como um exitoso caminho na busca pela efetivação desta perspectiva formativa em todos os níveis, modalidades e instituições de ensino. Fomos, então, motivadas a investigar a abordagem da EA em uma instituição pública federal formadora de professores, mais precisamente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa é uma iniciativa pioneira nas licenciatura e busca promover uma formação científica, problematizadora, investigadora e cidadã. Definimos como campo de pesquisa o PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) porque o eixo temático institucional do programa é “Ciência e Contexto ”, temática esta que pode propiciar ações formativas com a EA. Dessa forma, pensamos que a EA se apresenta como perspectiva formativa prioritária neste tema que guia o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFRPE. Por conseguinte, objetivamos de forma geral analisar como a Educação Ambiental está inserida na formação inicial de professores de Ciências e Biologia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Recorreremos à análise documental do subprojeto e relatórios de atividades de 2013, 2014, 2015; às observações das reuniões de formação do PIBID, à entrevista semiestruturada com as coordenadoras de área e à aplicação de questionários com os licenciandos bolsistas. Participaram do estudo dezesseis licenciandos bolsistas e as duas coordenadoras do subprojeto Biologia. A partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo identificamos que a EA está inserida na formação de professores por meio de ações com oficinas, sequências didáticas, reuniões formativas, produções artísticas e científicas, entre outras. Licenciandos bolsistas e coordenadoras de área julgam importante e essencial a inserção da EA na formação de professores desenvolvida no PIBID. Entretanto, apontam que ainda existem lacunas formativas conceituais que discutam a promoção da relação entre o Ensino de Ciências e a EA na prática docente. A análise evidenciou que o PIBID desempenha papeis formativos relevantes e imprescindíveis para formação de professores, inclusive atrelada à EA. Os resultados sugerem a aplicação dos estudos em outros subprojetos e instituições a fim de colaborar para o desenvolvimento e aprimoramento de iniciativas exitosas para transversalização da EA tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior.por
dc.description.abstractThe context of environmental crisis that we live requires school a formative role facing citizenship, based on reality and urgent environmental issues of contemporaneity. Thus, we understand that the inclusion of Environmental Education (EE) in teacher training is revealed as a successful way in the search for the realization of this formative perspective at all levels, arrangements and educational institutions. We were then driven to investigate the approach of EA in a federal public educational institution teachers, more precisely under the Program Initiation Grant to Teaching (PIBID). The program is a pioneering initiative in undergraduate and seeks to promote a scientific background, problematical, researcher and citizen. Defined as a research field PIBID the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) because the institutional main theme of the program is "Science and Context", this theme can provide training activities with EE. Thus, we think that EE is presented as a priority formative perspective on this theme that guides the Institutional Program Initiation Grant to Teaching UFRPE. Therefore, we aim to generally examine how environmental education is included in the initial training of science and biology teachers in the Institutional Program Initiation Grant to Teaching. We use the documentary analysis of the subproject and 2013 activity reports, 2014, 2015; the observations of training meetings PIBID; semistructured interview with the area coordinators and questionnaires with fellows undergraduates. The study included sixteen undergraduate fellows and the two coordinators of the subproject Biology. From the application of the content analysis technique identified that EA is included in teacher education through activities with workshops, teaching sequences, training meetings, artistic and scientific works, among others. Undergraduate scholarship and area coordinators deem important and essential the introduction of EE in teacher education developed in PIBID. However, point out that there are still conceptual training gaps to discuss the promotion of the relationship between science education and EE in teaching practice. The analysis showed that the PIBID plays relevant and essential information roles for teacher training, including linked to EE. The results suggest the application of studies in other subprojects and institutions to contribute to the development and improvement of successful initiatives to EE mainstreaming both in basic education and in higher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-16T12:50:54Z No. of bitstreams: 1 Izabelle Maria Nascimento de Rezende.pdf: 2553174 bytes, checksum: 82b9a9ea4a3bdda725879619a6d3c103 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T12:50:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Izabelle Maria Nascimento de Rezende.pdf: 2553174 bytes, checksum: 82b9a9ea4a3bdda725879619a6d3c103 (MD5) Previous issue date: 2016-06-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino da Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação ambiental no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) : subprojeto Biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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