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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação ambiental no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) : subprojeto Biologia
Autor: REZENDE, Izabelle Maria Nascimento de 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Primeiro membro da banca: ARAUJO, Maria Inêz Oliveira
Segundo membro da banca: FARIAS, Carmen Roselaine
Terceiro membro da banca: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Resumo: O contexto de crise socioambiental que vivemos requer da escola um papel formativo voltado para cidadania, pautado na realidade e questões socioambientais urgentes da contemporaneidade. Assim, compreendemos que a inserção da Educação Ambiental (EA) na formação de professores se revela como um exitoso caminho na busca pela efetivação desta perspectiva formativa em todos os níveis, modalidades e instituições de ensino. Fomos, então, motivadas a investigar a abordagem da EA em uma instituição pública federal formadora de professores, mais precisamente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa é uma iniciativa pioneira nas licenciatura e busca promover uma formação científica, problematizadora, investigadora e cidadã. Definimos como campo de pesquisa o PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) porque o eixo temático institucional do programa é “Ciência e Contexto ”, temática esta que pode propiciar ações formativas com a EA. Dessa forma, pensamos que a EA se apresenta como perspectiva formativa prioritária neste tema que guia o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFRPE. Por conseguinte, objetivamos de forma geral analisar como a Educação Ambiental está inserida na formação inicial de professores de Ciências e Biologia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Recorreremos à análise documental do subprojeto e relatórios de atividades de 2013, 2014, 2015; às observações das reuniões de formação do PIBID, à entrevista semiestruturada com as coordenadoras de área e à aplicação de questionários com os licenciandos bolsistas. Participaram do estudo dezesseis licenciandos bolsistas e as duas coordenadoras do subprojeto Biologia. A partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo identificamos que a EA está inserida na formação de professores por meio de ações com oficinas, sequências didáticas, reuniões formativas, produções artísticas e científicas, entre outras. Licenciandos bolsistas e coordenadoras de área julgam importante e essencial a inserção da EA na formação de professores desenvolvida no PIBID. Entretanto, apontam que ainda existem lacunas formativas conceituais que discutam a promoção da relação entre o Ensino de Ciências e a EA na prática docente. A análise evidenciou que o PIBID desempenha papeis formativos relevantes e imprescindíveis para formação de professores, inclusive atrelada à EA. Os resultados sugerem a aplicação dos estudos em outros subprojetos e instituições a fim de colaborar para o desenvolvimento e aprimoramento de iniciativas exitosas para transversalização da EA tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior.
Abstract: The context of environmental crisis that we live requires school a formative role facing citizenship, based on reality and urgent environmental issues of contemporaneity. Thus, we understand that the inclusion of Environmental Education (EE) in teacher training is revealed as a successful way in the search for the realization of this formative perspective at all levels, arrangements and educational institutions. We were then driven to investigate the approach of EA in a federal public educational institution teachers, more precisely under the Program Initiation Grant to Teaching (PIBID). The program is a pioneering initiative in undergraduate and seeks to promote a scientific background, problematical, researcher and citizen. Defined as a research field PIBID the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) because the institutional main theme of the program is "Science and Context", this theme can provide training activities with EE. Thus, we think that EE is presented as a priority formative perspective on this theme that guides the Institutional Program Initiation Grant to Teaching UFRPE. Therefore, we aim to generally examine how environmental education is included in the initial training of science and biology teachers in the Institutional Program Initiation Grant to Teaching. We use the documentary analysis of the subproject and 2013 activity reports, 2014, 2015; the observations of training meetings PIBID; semistructured interview with the area coordinators and questionnaires with fellows undergraduates. The study included sixteen undergraduate fellows and the two coordinators of the subproject Biology. From the application of the content analysis technique identified that EA is included in teacher education through activities with workshops, teaching sequences, training meetings, artistic and scientific works, among others. Undergraduate scholarship and area coordinators deem important and essential the introduction of EE in teacher education developed in PIBID. However, point out that there are still conceptual training gaps to discuss the promotion of the relationship between science education and EE in teaching practice. The analysis showed that the PIBID plays relevant and essential information roles for teacher training, including linked to EE. The results suggest the application of studies in other subprojects and institutions to contribute to the development and improvement of successful initiatives to EE mainstreaming both in basic education and in higher education.
Palavras-chave: Educação ambiental
PIBID
Formação de professores
Environmental Education
Teacher training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino da Ciências
Citação: REZENDE, Izabelle Maria Nascimento de. A educação ambiental no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) : subprojeto Biologia. 2016. 184 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5344
Data de defesa: 6-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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