Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKOIKE, Hiroshi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4466228710203416por
dc.contributor.advisor1ARRAZOLA, Laura Susana Duque-
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Katia Medeiros-
dc.contributor.referee2JESUS, Paulo de-
dc.contributor.referee3MARTINS, Marcelo Machado-
dc.date.accessioned2016-08-08T12:04:56Z-
dc.date.issued2015-08-07-
dc.identifier.citationKOIKE, Hiroshi. O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as). 2015. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5207-
dc.description.resumoEste pesquisa, exploratória e de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar as embalagens (compreendidas, aqui, como conjuntos formados pelo rótulo, recipiente e produto) que possuem apelos ambientais e seus impactos na consciência crítico-ecológica dos(das) consumidores(as). Nesta pesquisa, toma-se por base a concepção de desenvolvimento sustentável no contexto das relações de produção capitalistas. O consumismo elevado da sociedade contemporânea tem gerado graves problemas ao meio ambiente. Como resultado, tem-se o uso indiscriminado dos recursos naturais. O estímulo ao consumo se dá de várias maneiras, sendo a embalagem uma importante ferramenta de persuasão nesse contexto. Os referenciais teóricos e metodológicos da pesquisa situam-se no campo da lógica dialética, referencial que orienta o rumo da investigação, e que possibilita uma apreensão crítica das relações sócio-históricas existentes entre aparência e essência nos fenômenos estudados. A pesquisa se deu em três partes: a) análise do discurso dos(as) consumidores(as) sobre as embalagens com apelos ambientais; b)análise em uma perspectiva semiótica destas embalagens e, por fim, a partir das embalagens, c) análise do discurso dos(as) consumidores(as), por meio da qual se buscou apreender aspectos da sua consciência crítico-ecológica.por
dc.description.abstractThis research project, exploratory and qualitative character, aims to analyze the packages (sets formed by the label, product and its container) with environmental appeal and its impact on eco-criticism consciousness of the consumers. This research is based on a conception of sustainable development in the context of capitalist relations of production. High consumerism of contemporary society has generated serious problems for the environment. As a result there is the indiscriminate use of natural resources. The stimulus to consumption takes place in various ways, being the packaging an important tool of persuasion in this context. Methodological research procedures are situated on the field of dialectical logic, reference that guides the course of research, making it a critical understanding of the socio-historical relations existing between appearance and essence in the studied phenomena. The survey is basically divided in three parts: a discourse analysis of the consumers about packaging with environmental appeals, an analysis in a semiotic perspective of these packages and finally, a discourse analysis of the consumers, looking for their critical ecological consciousness, from the packaging.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-08T12:04:56Z No. of bitstreams: 1 Hiroshi Koike.pdf: 4456848 bytes, checksum: ba8f51355922dedd3392180ab920a271 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-08T12:04:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hiroshi Koike.pdf: 4456848 bytes, checksum: ba8f51355922dedd3392180ab920a271 (MD5) Previous issue date: 2015-08-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Domésticaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmbalagempor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectRótulo ambientalpor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectProdução capitalistapor
dc.subjectPackagingeng
dc.subjectEnvironmental labeleng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectCapitalist productioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICApor
dc.titleO design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hiroshi Koike.pdfDocumento principal4,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.