Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Wendell Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692227954450471por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Alcileide Cabral do-
dc.contributor.referee1REZENDE, Antônio Paulo de Morais-
dc.contributor.referee2GRILLO, Maria Ângela de Faria-
dc.date.accessioned2016-06-17T13:16:44Z-
dc.date.issued2013-05-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Wendell Rodrigues. Instruir, disciplinar e trabalhar: a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco e o Liceu de Artes e Ofícios (1880-1908). 2013. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4809-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva compreender por que e de que forma a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais procurou promover o desenvolvimento do ensino de ofícios em Pernambuco. Para isso, procedeu-se a uma análise da Sociedade dos Artistas, desde a sua formação até o seu empenho em administrar o Liceu de Artes e Ofícios. O percurso analítico revelou ser a Sociedade dos Artistas não só beneficiária de verbas públicas para financiamento das atividades do Liceu, mas também deixou visíveis alguns conflitos surgidos do relacionamento da Sociedade com o governo – na pessoa do fiscal – e com alguns sócios e alunos. A primeira questão foi saber como os dirigentes da Sociedade cuidavam das verbas públicas para administrar o Liceu. Em seguida, procurou-se entender por que, em diversas situações, os diretores pediam ao governo que extinguisse o cargo de fiscal do Liceu de Artes e Ofícios. A presente pesquisa aproxima-se da perspectiva teórica proposta pelo filósofo francês Michel Foucault, em virtude de seu largo estudo sobre o biopoder e, por efeito, sobre a disciplina. Com o conceito foucaultiano de biopoder, foi possível entender a posição do Estado brasileiro como gestor da sociedade. A dissertação foi elaborada a partir da análise de fontes como os documentos da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais e os relatórios referentes à fiscalização do Liceu de Artes e Ofícios. O recorte pesquisado se dá entre 1880 a 1908, porquanto abrange o período da inauguração do Liceu de Artes e Ofícios até o final da inspeção do fiscal Francisco Augusto Pereira da Costa. Com a pesquisa realizada, pôde-se compreender que a fiscalização dirigida à Sociedade dos Artistas intencionava fazer com que o Liceu proporcionasse às classes operárias uma formação profissional que atendesse ao mercado de trabalho. A partir dos procedimentos de pesquisa e dos resultados obtidos, fica evidente que, apesar dos conflitos nos quais se viu envolvida, a Sociedade dos Artistas legou ao Brasil da Primeira República, por meio do Liceu de Artes e Ofícios, um estabelecimento educacional que, repousando na pedagogia do trabalho, produziu uma mão de obra capaz de atender aos setores da indústria e do comércio.por
dc.description.abstractThis work aims to understand why and how the Society of Mechanical Artists and Liberals sought to promote the development of the teaching of crafts in Pernambuco. To do so, we proceeded to an analysis of the Society of the Artists, from its formation to its commitment to manage the School of Arts and Crafts (Liceu de Artes e Ofícios). The analytical course proved to be the Society of Artists not only the beneficiary of the public funds to finance the activities of the School, but also left some visible conflicts arising from the relationship of Society with the government - in the person of the inspector - and with some partners and students. The first question was to know how the leaders of the Society took care of the public funds to manage the School. Then, we tried to understand why, in many situations, the officers asked the government to extinguish the post of inspector of the School of Arts and Crafts. This present research approaches the theoretical perspective proposed by the French philosopher Michel Foucault, due to his large study on biopower and the effect on the discipline. With the foucauldian concept of biopower, it was possible to understand the position of the Brazilian State as manager of the society. The dissertation was drawn from the analysis of sources such as documents of the Society of the Mechanical Artists and Liberals and reports relating to the supervision of the School of Arts and Crafts. The clipping researched is between 1880 to 1908, covering the period since the inauguration of the School of Arts and Crafts till the end of the inspection of the inspector Francisco Augusto Pereira da Costa. With the survey, we could understand that the inspection directed to the Society of the Artists had the intention to make the School provide to the working classes a vocational training that would meet the labor market. From the research procedures and the results obtained, it is evident that despite the conflicts in which they became involved, the Society of Artists bequeathed to Brazil from the First Republic, through the School of Arts and Crafts, an educational establishment that resting in the pedagogy of work, produced a workforce able to meet the sectors of industry and commerce.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-06-17T13:16:44Z No. of bitstreams: 1 Wendell Rodrigues Costa.pdf: 1893651 bytes, checksum: 0200c0289e0f82e9f533f37a96edc663 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-17T13:16:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wendell Rodrigues Costa.pdf: 1893651 bytes, checksum: 0200c0289e0f82e9f533f37a96edc663 (MD5) Previous issue date: 2013-05-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ofíciospor
dc.subjectInstruçãopor
dc.subjectSociedade dos Artistas Mecânicos e Liberaispor
dc.subjectLiceu de Artes e Ofíciospor
dc.subjectTeaching craftseng
dc.subjectInstructioneng
dc.subjectSociety of Mechanical Artists and Liberalseng
dc.subjectSchool of Arts and Craftseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleInstruir, disciplinar e trabalhar: a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco e o Liceu de Artes e Ofícios (1880-1908)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wendell Rodrigues Costa.pdfDocumento principal1,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.