Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO, Paulo Henrique Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5857621573736940por
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabiana de Fátima Bruce da-
dc.contributor.referee1BARBOSA, Lúcia Falcão-
dc.contributor.referee2SOARES, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.date.accessioned2016-06-16T14:22:14Z-
dc.date.issued2010-07-29-
dc.identifier.citationMELO, Paulo Henrique Rodrigues. “Dando forma, vida e cor”: a pintura de paisagens e a construção da identidade cultural no Recife (1922-1932). 2010. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4787-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo “ler” a produção pictórica pernambucana na década de vinte (1922-1932) e compreender como seus possíveis significados e elementos foram interpretados, manipulados e apreciados nas construções operadas pelos pintores a respeito da identidade cultural local/nacional. Dentre uma variedade de gêneros que passam pela pintura de retratos até a pintura histórica, deteremo-nos à pintura de paisagem por esta ser recorrentemente entendida e utilizada em tais formulações como inerente à identidade e à história individual e coletiva de Pernambuco. No cerne destas formulações encontraremos o conflito entre moderno e o tradicional, evidenciando as tensões trazidas pelo discurso modernizador que contagiou o imaginário do homem recifense nos anos vinte levando artistas e intelectuais a se posicionarem contra ou a favor. Tal caso pode ser observado naqueles que se ligaram direta ou indiretamente ao movimento regionalista tradicionalista, ao qual deteremos maior atenção. Entenderemos as obras de arte como uma prática social, que se constrói na precisa continuação da historicidade da forma plástica e no seio social ao qual o seu produtor se encontra inserido. Para tal nos aproximaremos do modelo explicativo construído pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, que tem como termos fundamentais os de campo e de habitus. Priorizamos o cruzamento das fontes escritas e visuais, levando em consideração que cada uma possui seu modo de ser e ao mesmo tempo mantêm entre si relações complexas através de um funcionamento recíproco, instaurando uma forma de ver e dizer sobre a realidade produzindo sentidos e significados.por
dc.description.abstractThe current research has by its purpose "to read" the pictorial production of Pernambuco in the decade of 20 (1922 - 1932) and understand how its possible meanings and elements were interpreted, manipulated and appreciated in the constructions produced by the painters in the point of local/national cultural identity. Among a variety of gender that passes by portait paintings until the historic painting, we are going to linger at landscape painting, because this one is repitedly understood and used in those formulations as inherent to the identity and the individual history of Pernambuco. In the core of those formulations, we are going to find the conflict between modern and traditional, making evident the tensions brought by the modernizing speech that contaminated the Recife's men imaginary inte the 20th years, carring artists and intellectual people to have an attitude against it or in the favour. This case can be observated in those who connected direct or indirectly to the regional traditionalist movement which will detain more attention. We will understand the work of art as a social practice that built itself in the precisely continuation of historicity in the plastic form and in within social, that its product is introduced. We will approach to the explained model built by the french sociologist Pierre Bourdieu, whose fundamental terms are the Campo and the Habitus. We prioritize the intersection of visual and written sources, taking into consideration that eachone has its way of being and in the same time maintain complex relationshipswith each other through a reciprocal operation by introducing a way to see and say about the reality producing meanings and senses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-06-16T14:22:14Z No. of bitstreams: 1 Paulo Henrique Rodrigues Melo.pdf: 4520343 bytes, checksum: 9ec5b6dd4ec198ed98b3bd7b8e03f113 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-16T14:22:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo Henrique Rodrigues Melo.pdf: 4520343 bytes, checksum: 9ec5b6dd4ec198ed98b3bd7b8e03f113 (MD5) Previous issue date: 2010-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura regionalpor
dc.subjectModernismopor
dc.subjectRegionalismopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectPaintingeng
dc.subjectLandscapeeng
dc.subjectRegionalismeng
dc.subjectModernismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.title“Dando forma, vida e cor”: a pintura de paisagens e a construção da identidade cultural no Recife (1922-1932)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Henrique Rodrigues Melo.pdfDocumento principal4,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.