Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPALMEIRA, Juliana Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1347750138725232por
dc.contributor.advisor1PACHECO, Ricardo de Aguiar-
dc.contributor.referee1AREND, Silvia Maria Favero-
dc.contributor.referee2COUCEIRO, Sylvia Costa-
dc.date.accessioned2016-06-16T12:01:21Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.citationPALMEIRA, Juliana Dias. "Aqui, apesar do frevo, há moralidade" : a presença das mulheres no Bloco Carnavalesco Misto do Recife na década de 1920. 2015. 196 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4767-
dc.description.resumoA cidade do Recife durante a década de 1920 passou por transformações que alteraram sua fisionomia, os comportamentos e as práticas de seus habitantes. A modernidade, que anseia o novo e refuta o obsoleto, invade o cotidiano da população, de modo a interferir até mesmo na festa carnavalesca. Nesse momento de transformação das práticas e reafirmação de tradições, nota-se, nos jornais do período, a emergência dos Blocos Carnavalescos Mistos, modalidade de agremiação carnavalesca que possui homens e mulheres em sua formação. Eles ganharam as ruas da cidade como uma alternativa e oposição ao carnaval tido como “perigoso” e “desregrado” das manifestações das camadas populares. Com o propósito de moralizar e ordenar as práticas carnavalescas, esses grupos se colocavam como modelo primoroso de como brincar o carnaval, que deveria ser seguido pelos demais grupos. Representados pelo que se considerava ser do âmbito da “ordem e elegância”, e praticando ações distintivas, os Blocos Carnavalescos Mistos tornaram-se uma maneira legitimada pela sociedade e pela família para a atuação das mulheres nas festas carnavalescas da cidade de forma vista como respeitosa e protegida da desonra. Ainda que sob os olhos vigilante das famílias, essas mulheres conseguiram ocupar lugares de destaque e, caminhando entre a obediência à rigidez dos padrões de moralidade e a inventividade, essas mulheres recriavam seus espaços de movimentação. A pesquisa tem como referencial teórico a obra de Michel de Certeau para a análise das práticas cotidianas, Roger Chartier para o entendimento das representações e, utiliza como método, a descrição densa do Clifford Geertz, que entende a análise das práticas culturais como interpretação das redes de sentido.por
dc.description.abstractThe city of Recife during the 1920s has gone through transformations that altered his appearance, behaviors and practices of its inhabitants. Modernity, who craves the new and refutes obsolete, invades the daily lives of the population, so as to interfere even in the carnival party. In this moment of transformation of practices and reaffirmation of traditions, there is, in the newspapers of the period, the emergence of Blocos Carnavalescos Mistos, carnival association mode that has men and women in its formation. They won the city streets as an alternative and opposition to the carnival considered dangerous and licentious of the manifestations of the lower classes. For the purpose of moralize and order the carnival practices, these groups placed themselves as stylish model of how to play the carnival, which should be followed by other groups. Represented by what is considered to be of the scope of "order and elegance" and practicing distinctive actions, the Blocos Carnavalescos Mistos become a way legitimized by society and family to the actions of women in carnival parties of the city so seen as respectful and protected from dishonor. Even under the watchful eyes of families, these women managed to occupy prominent places, and walking between obedience to the rigidity of the standards of morality and inventiveness, these women recreate their spaces. The research uses as a theoretical reference the work of Michel de Certeau to the analysis of daily practices, Roger Chartier to understand the representations and uses as a method, the dense description of Clifford Geertz, who understands the analysis of cultural practices such as interpretation networks of meaning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-06-16T12:01:21Z No. of bitstreams: 1 Juliana Dias Palmeira.pdf: 3764262 bytes, checksum: b9d9852e0fb3fb5df846ad94d1eab3f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-16T12:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Dias Palmeira.pdf: 3764262 bytes, checksum: b9d9852e0fb3fb5df846ad94d1eab3f3 (MD5) Previous issue date: 2015-03-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectBloco Carnavalesco Mistopor
dc.subjectCarnavalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.title"Aqui, apesar do frevo, há moralidade" : a presença das mulheres no Bloco Carnavalesco Misto do Recife na década de 1920por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Dias Palmeira.pdfDocumento principal3,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.