Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4743
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fragmentos de um diário : a correspondência pessoal de Helder Pessoa Camara (1944-1952) |
Autor: | LEÃO, Jordana Gonçalves ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Giselda Brito |
Primeiro membro da banca: | AGUIAR, Sylvana Maria Brandão de |
Segundo membro da banca: | BARBOSA, Lúcia Falcão |
Resumo: | Partindo de um conjunto de cartas pessoais escritas diariamente pelo padre cearense Helder Pessoa Camara para a literária mineira Virgínia Côrtes de Lacerda entre os anos de 1944 a 1952 e sob as perspectivas da Escrita de si – uma das inúmeras possibilidades da História Cultural – elaboramos este trabalho. Seu cerne consiste em pensar de que forma Helder Camara – um sujeito histórico do ponto de vista religioso e político desde os anos 1930 – faz uso das missivas como um espaço de produção de si e do outro, como um lugar de produção do sujeito. Assim, trabalharemos com correspondências pessoais – pensadas a partir do texto, do suporte material e dos anexos como as Meditações do padre José, as fotografias e mapas; anotações as margens dos livros; manuscritos pessoais e uma série de entrevistas, realizadas com amigos e colaboradores do padre Helder Camara nas décadas de 1940 e 1950. Assim torna-se possível pensar de que forma as epístolas,escritas em série, nos possibilitam visualizar a construção de suas relações pessoais e o percurso através dos quais suas ideias amadurecem e abrem novos caminhos de reflexão, em um período em que as facetas da personalidade com que Helder ficaria conhecido estavam sendo devidamente buriladas e amadurecidas. |
Abstract: | Starting with a set of personal letters written daily by the priest, born in Ceará, Helder Pessoa Camara which were sent to the female writer Virgínia Côrtes de Lacerda, from Minas Gerais, between the years 1944 to 1952 and under the perspective of the self writing – one of the many possibilities of Cultural History – we elaborate this paperwork. It´s focus consists to think how Helder Camara – a historical subject in terms of religious and political influence since the 1930s – uses the letters as a space of his production about himself and about others, as a place of subject production. Therefore, we will work with personal correspondences – reasoned from the text, from the material support and from the annexes like the Meditations of priest José, the photos and the maps; notes from the margins of the books; personal manuscripts and a series of interviews, made with friends and colleagues of the priest Helder Camara in the 1940s and 1950s. Thus becomes possible to think how the epistles, written in series, enable us to view the construction of his personal relations and the course whereby his ideas ripen and open new paths of reflection, a period in which the facets of personality that would be known Helder were being properly polished and mature. |
Palavras-chave: | Helder Pessoa Camara Correspondência pessoal Escrita de si Personal correspondences Self writing História social Cultura regional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | LEÃO, Jordana Gonçalves. Fragmentos de um diário : a correspondência pessoal de Helder Pessoa Camara (1944-1952). 2010. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4743 |
Data de defesa: | 26-Fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jordana Goncalves Leao.pdf | Documento principal | 4,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.