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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMORIM, Helder Remigio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130968646928214por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ana Lúcia do Nascimento-
dc.contributor.referee1GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz-
dc.contributor.referee2REZENDE, Antônio Paulo de Morais-
dc.date.accessioned2016-06-15T12:27:27Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationAMORIM, Helder Remigio de. Entre a mercearia e o supermercado: memórias e práticas comerciais no Portal do Sertão. 2011. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4735-
dc.description.resumoEsse trabalho trata das relações entre cidade, memória e modernização, mas as percebe a partir do comércio de alimentos. O recorte temporal é a década de 1970, período de importantes transformações na sociedade brasileira. No caso de Arcoverde, o advento de equipamentos modernos como o supermercado passou a fazer parte do cotidiano da população, e a normatização do espaço urbano transformou hábitos e costumes. Nesse sentido, através de histórias de vida de comerciantes e consumidores que vivenciaram o período, investigamos as práticas comerciais desenvolvidas na feira livre, no mercado público e nas inúmeras mercearias que mantinham uma rede de crédito edificada na confiança. Os discursos das propagandas do supermercado também fazem parte do nosso campo de análise. Acervos pessoais, periódicos, e fotografias se constituíram em importantes fontes historiográficas para o desenvolvimento da pesquisa.por
dc.description.abstractThis work deals with the relationships among city, memory and modernization, but the notice from the food trade. The time frame is the 1970s, a period of important transformations in Brazilian society. In the case of Arcoverde the advent of modern equipment such as the supermarket has become part of everyday people, and normalization of urban space transformed habits and customs. In this sense, through the life stories of merchants and consumers who experienced the period, investigated the business practices developed at the open, public market and in many grocery stores that maintained a network of credit built on trust. The speeches of the supermarket ads are also part of our field of analysis. Personal collections, periodicals, and photographs provided a major historiographical sources for research development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-06-15T12:27:27Z No. of bitstreams: 1 Helder Remigio de Amorim.pdf: 4266113 bytes, checksum: 19eec292cb72779247a764badf64963a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-15T12:27:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Helder Remigio de Amorim.pdf: 4266113 bytes, checksum: 19eec292cb72779247a764badf64963a (MD5) Previous issue date: 2011-02-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArcoverde (PE)por
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectComérciopor
dc.subjectCultura regionalpor
dc.subjectMerceariapor
dc.subjectSupermercadopor
dc.subjectMemorypor
dc.subjectCommercepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEntre a mercearia e o supermercado: memórias e práticas comerciais no Portal do Sertãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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