Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4735
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a mercearia e o supermercado: memórias e práticas comerciais no Portal do Sertão
Autor: AMORIM, Helder Remigio de 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Ana Lúcia do Nascimento
Primeiro membro da banca: GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz
Segundo membro da banca: REZENDE, Antônio Paulo de Morais
Resumo: Esse trabalho trata das relações entre cidade, memória e modernização, mas as percebe a partir do comércio de alimentos. O recorte temporal é a década de 1970, período de importantes transformações na sociedade brasileira. No caso de Arcoverde, o advento de equipamentos modernos como o supermercado passou a fazer parte do cotidiano da população, e a normatização do espaço urbano transformou hábitos e costumes. Nesse sentido, através de histórias de vida de comerciantes e consumidores que vivenciaram o período, investigamos as práticas comerciais desenvolvidas na feira livre, no mercado público e nas inúmeras mercearias que mantinham uma rede de crédito edificada na confiança. Os discursos das propagandas do supermercado também fazem parte do nosso campo de análise. Acervos pessoais, periódicos, e fotografias se constituíram em importantes fontes historiográficas para o desenvolvimento da pesquisa.
Abstract: This work deals with the relationships among city, memory and modernization, but the notice from the food trade. The time frame is the 1970s, a period of important transformations in Brazilian society. In the case of Arcoverde the advent of modern equipment such as the supermarket has become part of everyday people, and normalization of urban space transformed habits and customs. In this sense, through the life stories of merchants and consumers who experienced the period, investigated the business practices developed at the open, public market and in many grocery stores that maintained a network of credit built on trust. The speeches of the supermarket ads are also part of our field of analysis. Personal collections, periodicals, and photographs provided a major historiographical sources for research development.
Palavras-chave: Arcoverde (PE)
Memória
Comércio
Cultura regional
Mercearia
Supermercado
Memory
Commerce
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: AMORIM, Helder Remigio de. Entre a mercearia e o supermercado: memórias e práticas comerciais no Portal do Sertão. 2011. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4735
Data de defesa: 28-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helder Remigio de Amorim.pdfDocumento principal4,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.