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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEMOS, Brenda Sales Meireles de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9753387774184609por
dc.contributor.advisor1VITAL, Tales Wanderley-
dc.contributor.referee1SILVA, Emanuel Sampaio-
dc.contributor.referee2MENELAU, Almir Silveira-
dc.date.accessioned2016-05-31T15:35:09Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationLEMOS, Brenda Sales Meireles de. Do global ao local : como os consumidores percebem estratégias de regionalização mercadológicas implementadas por multinacionais de alimentos em Recife - PE. 2016. 70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4561-
dc.description.resumoA regionalização é amplamente estudada do ponto de vista geográfico quando se deseja conhecer algo acerca de uma região específica ou do ponto de vista econômico quando se deseja recortar determinada região e a partir desta estudar as vertentes de sua economia, no meio científico, contudo, este tema do ponto de vista mercadológico ainda se verifica oportunidades de aprofundamento. Nos últimos anos, pudemos perceber a execução desse último conceito sendo implementado por multinacionais de alimentos na região Nordeste do Brasil, diante disso, este trabalho tem como objetivo avaliar a comportamento do consumidor diante desse movimento. A ascensão econômica das classes mais pobres despertou interesse nessas empresas, que escolheram essa região para obter vantagens competitivas frente a seus concorrentes, permitindo-as direcionar seus esforços mercadológicos globais atuando de forma local. Para responder ao objetivo proposto, realizamos uma pesquisa aplicando questionário com uma amostra de cento e cinquenta consumidores pertencentes às classes CDE, na cidade de Recife/PE, para alcançar esse perfil de consumidor, os selecionamos dentre os três bairros mais pobres da cidade e estes foram abordados nos mercadinhos de bairro sorteados para a amostra. O resultado obtido é que a grande maioria dos consumidores adquirem produtos de qualidade, muitas vezes produtos das próprias multinacionais, porém não consomem os produtos regionalizados lançados para o mercado por estas empresas. A conclusão obtida nessa pesquisa permite entender que a estratégia de regionalização planejada e executada pelas multinacionais de alimentos participantes da pesquisa não está refletindo no consumidor a preferência de compra e nem a lembrança de suas marcas como sendo suas preferidas.por
dc.description.abstractRegionalization is widely studied from geographical point of view when you want to know something about a particular region or economic point of view when you want to cut a region and from this study the aspects of its economy, in scientific circles, however, this theme from the market point of view there is still deepening opportunities. In recent years, we could see the execution of the latter concept being implemented by multinational food in northeastern Brazil, on, this work aims to evaluate consumer behavior in this movement. The economic rise of the poorer classes sparked interest in these companies, who chose this region to gain competitive advantages over its competitors, allowing them to direct its global efforts mercadológicos acting locally. To meet the proposed objective, we conducted a survey applying questionnaire with one hundred sample and fifty consumers belonging to the CDE classes in the city of Recife / PE, to reach this consumer profile, selected among the three poorest districts of the city and these They were addressed in the neighborhood grocery randomly selected for the sample. The result is that the vast majority of consumers buy quality products, often products of the multinationals themselves, but do not consume the regionalized products introduced to the market by these companies. The conclusion obtained in this research allows us to understand that the regionalization strategy planned and executed by the multinational research participants food is not reflecting consumer preference for buying and even the memory of their brands as their favorite.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-05-31T15:35:09Z No. of bitstreams: 1 Brenda Sales Meireles de Lemos.pdf: 1735552 bytes, checksum: a9ee2a98a197d1d415d7413106edcb1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-31T15:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Brenda Sales Meireles de Lemos.pdf: 1735552 bytes, checksum: a9ee2a98a197d1d415d7413106edcb1c (MD5) Previous issue date: 2016-02-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumidorpor
dc.subjectMercado regionalpor
dc.subjectMultinacionalpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectConsumereng
dc.subjectRegional marketeng
dc.subjectMultinationaleng
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleDo global ao local : como os consumidores percebem estratégias de regionalização mercadológicas implementadas por multinacionais de alimentos em Recife - PEpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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