UFRPE. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia : [149] Visualizar estatísticas
Aqui estão disponíveis as Dissertações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação.
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Novos documentos depositados
Narrativas de crime de ameaça em gêneros que constituem inquérito policial e processo judicial nos séculos XX e XXI : tradições discursivas e proposição didática
Nas últimas décadas, muitos pesquisadores têm (re)pensado a aplicação de saberes, a partir dos estudos com gêneros, mas pouco a partir do conhecimento de sua historicidade e nem com textos do domínio jurídico/policial. Diante dessa realidade, esta pesquisa pretende propor um Itinerário Didático, a partir do Boletim de Ocorrência, que faça valer um trabalho com gêneros textuais na escola para alunos do 3º ano do Ensino Médio (EM), com base na BNCC (2018). Com a pesquisa, busca-se focar nas nar...
Análise de construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de introdução do texto dissertativo-argumentativo : redações do ENEM
Esta pesquisa busca analisar construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de introdução em textos dissertativo-argumentativos, especificamente em espelhos de redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disponibilizadas em plataformas digitais. A partir desta análise, busca-se responder à questão: “Quais as construções linguísticas são mais recorrentes no início dos parágrafos que constituem a introdução do texto dissertativo-argumentativo?” Pensando em alcançar esse p...
O tratamento da variação linguística em livros didáticos adotados em Pernambuco : reflexões em torno da proposta curricular
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o tratamento da variação linguística como objeto do conhecimento em quatro coleções de livros didáticos aprovadas pelo PNLD 2020 para o triênio 2023, adotadas em Pernambuco e que correspondem às quatro esferas de ensino: município, estado, colégio de aplicação e instituição privada, fazendo uma reflexão em torno da proposta curricular do Ensino Fundamental II. O objeto de pesquisa foi pensado com base nas indagações ao longo da minha atuação como profe...
Enunciação e ensino de língua portuguesa: análise das narrativas produzidas por alunos do ensino médio
No processo de conversão da língua em discurso, entram em jogo diferentes elementos semióticos e semânticos da língua-discurso. No caso da esfera escolar, a produção textual explicita a relação entre esses elementos. Nesse sentido, para desenvolver a escrita, os locutores-discentes precisam se apropriar dos saberes e explicitar na e pela enunciação. A inserção desses sujeitos nas práticas enunciativas envolve, por um lado, aspectos referenciais, implicados na formação de posicionamentos diant...
A mulher em tempos de guerra : um olhar à questão da figura feminina na obra A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende
Pensar no campo e na cidade para além dos seus aspectos físicos, é refletir sobre as perspectivas sócio-históricas-políticas que nestes espaços se manifestam. Nesse sentido, as relações de poder e as construções de discurso de uma dada sociedade se destacam como fator responsável pelos desenvolvimentos dos espaços e pela criação de binarismos, tal qual o de gênero, que regulam o convívio social. À luz dessa convicção, o presente trabalho possui como objetivo analisar a representação das perso...
A representação literária do corpo abjeto no romance O filho de mil homens, de Valter Hugo Mãe
Este trabalho tem como escopo estudar a representação literária da abjeção, bem como uma leitura crítica do romance O filho de mil homens (2016), de Valter Hugo Mãe, na pretensão de analisar temas relacionados ao corpo. Para tanto, alicerço-me à estética da abjeção, a partir dos pressupostos de Judith Butler (2016a; 2016b), Julia Kristeva (1980) e Márcio Seligman-Silva (2005; 2008), para compreender como a personagem de Antonino é desumanizada no texto literário de Mãe, o que ocasiona o quest...
Literatura viva na escola : conexões dialógicas com a obra e a voz do autor pernambucano Raimundo Carrero
Compreendemos que o ensino de literatura, na escola, necessita de mais espaço e renovação em todos os aspectos pedagógicos possíveis, do planejamento às vivências. No cenário da Educação Básica, sobretudo no que se refere ao Ensino Médio, a literatura parece ser abordada como proposição historiográfica das escolas literárias, com trechos de obras em dissonância contextual e sem diálogo com os autores e produções contemporâneas. Na maior parte das vezes, os interesses e conhecimentos prévios ...
Por mãos inábeis: cultura escrita e tradição epistolar em Pernambuco novecentista
O presente trabalho tem como objetivo investigar e refletir sobre a prática de escrita ao tratar um corpus de sincronia passada formado por 50 cartas pessoais escritas por um casal de missivistas pernambucanos durante a primeira metade do século XX. Em especial, esta dissertação dedica-se: (i) à reconstrução do perfil sócio-cultural dos escreventes, dada a partir do cruzamento das memórias do casal, registradas por meio de uma entrevista gravada e de informações recolhidas nas próprias missiv...
A condição feminina na sociedade brasileira do entresséculos sob a ótica de Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) foi uma importante escritora brasileira que participou ativamente do cenário intelectual e literário brasileiro, em fins do século XIX e início do século XX. Com uma vasta obra, amplamente publicada em sua época, a literata foi, paulatinamente, invisibilizada pela crítica falocêntrica após a sua morte, sendo pouco encontrada nas nossas historiografias literárias. A crítica literária feminista, no entanto, tem recuperado esta e outras autoras, trazendo à luz ...
A identidade mestiza enraizada nas fronteiras entre ‘‘To live in the bordelands means you’’ de Gloria Anzaldúa e ‘‘Rooting’’ (the sun and her flowers) de Rupi Kaur
A noção de identidade parece sempre acompanhar e desestabilizar a humanidade. Particularmente na modernidade líquida em que nos encontramos, a influência das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem contribuído fortemente para o aumento de interesse sobre o termo e a sua flexibilização para novas discussões a seu respeito. Uma vez que a questão da identidade dialoga com diversas áreas do conhecimento, o termo se torna de difícil definição. No entanto, nos Estudos Culturais,...
A persistência medieval no espaço-tempo e nas representações das mulheres da obra o remorso de Baltazar Serapião, de Valter Hugo Mãe
Na maioria das obras ficcionais de Valter Hugo Mãe o tema do feminino se faz presente e está frequentemente associado a uma visão da condição negativa do “ser mulher”. Além disso, a representação da condição feminina em suas obras está intimamente atrelada à dor e ao sofrimento, propondo diversas aparições de mulheres advindas de um ambiente familiar e religioso, muitas vezes, machista. Com base nisso, a atual pesquisa se propõe a investigar como a representação das mulheres na obra o remorso...
O amor e as representações do feminino em Bocas de mel e fel, de Nilza Rezende
A trajetória da autoria feminina na Literatura Brasileira é marcada por declínios e apogeus que estão intimamente vinculados à história da mulher na sociedade. A partir de 1960, as narrativas que fazem da mulher o elemento medular da trama aparecem na produção escrita nacional com mais fôlego para apresentar e discutir o universo feminil sob uma ótica de ruptura dos estereótipos engessados socialmente por intermédio do sistema do patriarcado. Em Bocas de mel e fel (2011), da autoria de Nilza...
A mitologia greco-latina na lírica de Sophia de Mello Breyner Andresen : Poesia, Dia do Mar e Coral
A obra da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen se caracteriza pela fluidez e pela presença de temas marcantes (mar, tradição, memórias etc.), podendo ser destacado o diálogo ativo com a mitologia grega. Em sua lírica, a antiguidade é recuperada numa face contemporânea que se mostra presente, sobretudo nos livros Poesia (1944), Dia do Mar (1947) e Coral (1950). É certo que o clássico greco-latino se configura como elemento central em boa parte de sua produção poética, sendo sign...
A semântica do agir do professor de literatura na plataforma digital do youtube : conexões com a educação literária aberta em tempos de cibercultura
A pandemia da Covid-19, em 2020, foi um marco para a transposição das aulas que antes eram vivenciadas na modalidade de ensino presencial. Neste período do cenário pandêmico, o Brasil adotou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais a fim de garantir a manutenção das atividades acadêmicas em escolas e universidades diante do contexto de isolamento social. Diante dessas realidades, alguns profissionais da educação, envolvidos em...
Uma análise semiológico-enunciativa da escrita científica
Analisar o texto por uma perspectiva semiológico-enunciativa demanda, antes de tudo, compreender o que está implicado na expressão “semiológico-enunciativa”. O aspecto semiológico diz respeito à produção de sentidos por um determinado sistema significante. O aspecto enunciativo, por sua vez, está relacionado à colocação em funcionamento do sistema significante da língua. Este trabalho busca analisar o texto acadêmico sob uma perspectiva que une a semiologia aos estudos enunciativos de Émile B...
O lado sombrio dos memes - uma análise crítica discursivo-jurídica da violência digital direcionada ao gênero feminino : crimes invisibilizados pelo Estado
Dentre os estudos da linguagem inseridos no hodierno, os estudos da Análise do Discurso Crítica (ADC) estão entre os de maior destaque por observar as relações de poder na sociedade e em como essas relações são construídas e constituídas pelos elementos discursivos. Dessa maneira, com a finalidade de fomentar os estudos que já possuem grande espaço na academia, a presente pesquisa buscou como mote de observação os fenômenos discursivos que ocorrem na internet, mais especificamente os fenômeno...
Gênero e sexualidade em grafitos latrinários de banheiros masculinos em escolas públicas
A dissertação aqui apresentada, Gênero e sexualidade em grafitos latrinários de banheiros masculinos em escolas públicas, debruça-se sobre as produções textuais de caráter cis-heteronormativos presente nos banheiros masculinos de escolas públicas e de referência em Ensino Médio (EREM) mecanismos discursivos que compõem o discurso latrinário. Como objetivo geral, propus-me identificar os meios com os quais as diferenças entre gênero e sexualidade são negociadas e reafirmadas por meio do grafit...
Literatura surda e letramento literário : conexões com vivências pedagógicas na disciplina introdução à libras
O objetivo geral desta pesquisa é analisar as percepções de licenciandos(as) sobre Literatura Surda e perfil de letramento literário, considerando vivências pedagógicas realizadas na disciplina Introdução à LIBRAS, do Curso de Licenciatura em História, modalidade presencial, da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Quanto aos objetivos específicos elencamos: 1. Estudar as concepções e características da Literatura Surda, considerando mapeamento sistemático de pesquisas na área; 2. ...
As produções textuais escritas sob uma perspectiva semiológico-enunciativas : dos procedimentos de sintagmatização às estratégias de construção de pontos de vista
Esta pesquisa objetiva analisar os procedimentos de sintagmatização sob uma perspectiva semiológico-enunciativa, em produções textuais escritas com textos dissertativo-argumentativos de participantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2022. Nossa perspectiva busca observar, nos textos escritos, os procedimentos de sintagmatização adotados por locutores-escreventes para construção de referências. Para isso, iremos discutir a perspectiva semiológico-enunciativa de Benveni...
Parâmetros do sujeito nulo e do objeto nulo no âmbito do ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira
Esta pesquisa está ancorada em duas áreas principais: a Linguística Gerativa e o ensino-aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira (FLE). Ela parte da observação de que alguns compêndios gramaticais (como Gramáticas Pedagógicas e Livros Didáticos) não costumam abordar adequadamente alguns fenômenos da oralidade do francês, como os sujeitos nulos (citamos a expressão il faut, cujo pronome sujeito é, por vezes, omitido foneticamente) e os objetos nulos (citamos a expressão j’adore, manifes...
- 149 EDUCACAO
- 149 UFRPE
- 149 Dissertação
- 85 2020 - 2025
- 64 2013 - 2019
- 149 application/pdf
- 149 Acesso Aberto
