UFRPE. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia : [103] Visualizar estatísticas
Aqui estão disponíveis as Dissertações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação.
Observe as Subcomunidades abaixo, e clique na desejada.
Novos documentos depositados
Literatura transetária : leituras para além das idades em “Contos de lugares distantes”, de Shaun Tan
Dentre os livros indicados "para crianças", há uma bem-vinda parcela de histórias que elastecem delimitações etárias, difundidas pela crítica especializada como crossover (Beckett, 2009). Aqui, pensaremos em termos de “literaturas transetárias”. Narrativas que nos dão a ler as infâncias não como períodos cronológicos, mas como experiências, articuladas a elaborações socioculturais. Essas infâncias habitam literaturas que vão além de um público previamente calculado, e oferecem aos leitores um...
Desenvolvimento e avaliação de um painel com dados educacionais abertos do Enem
O Instituto de Estudos e Pesquisas em Educação - Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura, disponibiliza um grande volume de dados educacionais abertos todos os anos, dados estes de diversos segmentos, desde a educação básica até o nível superior. Os autores (FERREIRA; RODRIGUES; SOUZA, 2021) destacam o cenário brasileiro quanto às pesquisas com dados educacionais abertos. Estes analisaram os trabalhos acadêmicos entre os anos de 2010 até 2021, de modo que é possível obter i...
Letramento digital na educação a distância: interfaces com a formação de professores
A relação entre linguagem, tecnologias e educação é bem recente e tem sido motivo de investigação de diferentes pesquisas, porque, atualmente, há geração de nativos digitais – crianças que tiveram acesso à tecnologia desde muito cedo. Muitas delas aprendem quando interagem com as informações, os ambientes de colaboração, e também quando criam conteúdo. Nesse contexto, como os professores podem interagir com os alunos nesta Era Digital, em espaços pedagógicos de aprendizagem, construídos a par...
Formação continuada dos docentes da Faculdade IESM em Timon - MA: possibilidades e desafios na educação a distância
A Faculdade Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), em Timon - MA, vem procurando adequar seu plano de formação docente da modalidade presencial para o formato em Educação a Distância (EaD). Esta pesquisa consiste em uma investigação qualiquantitativa que busca: (a) identificar as necessidades de formação/atualização dos docentes do IESM e suas dificuldades na utilização dos recursos tecnológicos e da Plataforma Moodle; (b) sensibilizar os professores para a necessidade de atualização q...
O curso de Polícia Comunitária da Rede EAD SENASP e a mudança da percepção do policial militar em relação à sociedade
Não existe mais dúvidas de que o futuro da educação a distância já chegou, e chegou também para a segurança pública, através da criação da Rede Virtual EAD SENASP. Ela patrocina quase uma centena de cursos, incluindo o Curso de Polícia Comunitária. Ele objetiva a capacitação de policiais militares na Filosofia de Polícia Comunitária. Conforme informado pela tutoria máster da SENASP, em Pernambuco, 4.898 (quatro mil oitocentos e noventa e oito) policias militares do estado já participaram dest...
Gestão estratégica da educação: a implantação da educação a distância (EAD) na Faculdade IESM de Timon - MA
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que tem se expandido nos últimos anos, em decorrência das demandas da sociedade contemporânea, tanto no campo econômico, como no social, político e educacional. Portanto, com o advento das tecnologias de informação e comunicação, emergem novas formas de ensinar e aprender. Neste cenário de constantes mudanças, esta investigação analisa o processo de implantação e consolidação da educação a distância na Faculdade Instituto de Ensino Super...
Educação a Distância Aberta no Ensino Superior: dialogando com processos de implementação de políticas institucionais para Recursos Educacionais Abertos (REA)
A Educação a Distância Aberta pode ser entendida como a fusão entre uma modalidade educacional atemporal e não-espacial e os preceitos de um movimento filosófico e antropológico que reúnem diversas flexibilidades e liberdades nos dotes educacionais. Atualmente, esse conceito converge com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a criação de metodologias inovadoras e o uso/produção de recursos e práticas educacionais abertas, oportunizando um processo mais cola...
Fatores motivadores da evasão no ensino a distância: um estudo de caso para uma IES privada do Recife/PE
A modalidade de Educação a Distância (EaD) vem crescendo exponencialmente no mundo, e no Brasil esse cenário não é diferente. O uso de ferramentas de aprendizagem virtual e de metodologias ativas de ensino têm potencializado a interação síncrona e assíncrona e isso vem atraindo cada vez mais um público interessado na formação superior ou no aperfeiçoamento profissional. No entanto, apesar dessa fase crescente, essa modalidade tem apesentado índices preocupantes de evasão que estão relacionado...
Ensino híbrido: potencialidades e limitações na perspectiva do ensino superior
A pandemia decorrente da Covid-19 acelerou e evidenciou a necessidade de incorporação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Essa conclusão não é inédita, uma vez que diversos educadores como Valente (2015), Horn e Staker (2013), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018) já apontavam o ensino híbrido ou blended learning como a maior tendência educacional para este século. O ensino híbrido considera que existem diferentes formas de ensino-aprendizagem, logo, não...
Formação docente via educação a distância: a sala de aula invertida em conexão com as demandas pedagógicas da EJA
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino regulamentada pela LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996. Processos de formação docente são essenciais para o repensar de metodologias de ensino em sintonia com as demandas de aprendizagem dos sujeitos da EJA. Com os avanços tecnológicos e as características da cultura digital, a sala de aula é reconfigurada e as discussões sobre Metodologias Ativas revelam-se frequentes. A Sala de Aula Invertida apresenta-se ...
Instrumentos de avaliação da aprendizagem na educação superior: interfaces com as concepções de docentes nos cenários da educação a distância e do ensino remoto
A avaliação da aprendizagem na Educação Superior configura-se como temática relevante, principalmente, quando visualizamos os desafios enfrentados pelos docentes no cenário da pandemia de Covid-19. Neste contexto, reflexões sobre abordagens e instrumentos avaliativos tornaram-se necessárias, tendo em vista redimensionamentos de processos de ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A expansão de ferramentas tecnológicas, que dão suporte às p...
Facebook em práticas pedagógicas articuladas à aprendizagem móvel (M-learning): uma proposta de aplicação na formação aberta de docentes
Esta pesquisa aborda a utilização da rede social Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel - AVAM, para a formação continuada de professores e educadores, mediada por tecnologias móveis, numa perspectiva de aprendizagem móvel, on-line e a distância. Pretende-se compreender de que forma essa rede social pode contribuir para o processo de aprendizagem dos participantes e que, numa perspectiva humanista da educação, pode fortalecer o aprendizado. Busca-se analisar essa rede como um es...
Materiais didáticos do Programa EAD Pernambuco: implicações de práticas de linguagem na evasão de cursos técnicos na modalidade a distância
A Educação a Distância (EaD) revela características específicas para apoiar processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias, a exemplo da produção de materiais didáticos em sintonia com as demandas dos discentes. No cenário brasileiro da EaD, devido a problemas financeiros, além da falta de inclusão digital, grande parte dos estudantes tem acesso, predominantemente, ao material didático impresso, como ocorre no contexto dos cursos técnicos a distância do Programa EaD Pernambuco. A...
A educação corporativa a distância na capacitação de empreendedores de pequenas empresas na cidade de Recife - PE
O ambiente empresarial marcado pela competitividade acirrada vem sofrendo constantes mudanças, especialmente em função da transformação digital. A resposta adequada a esse ambiente passa pelas pessoas, por isso, desenvolvê-las nas competências gerenciais torna-se de primordial importância. Assim, surge a Educação Corporativa a Distância (ECAD) para alinhar a capacitação dos sócios e gerentes aos objetivos das pequenas empresas. Um dos motivos detectados por pesquisas do SEBRAE para a elevada ...
A polidocência na Rede E-Tec Brasil: análise de percepções de professores no contexto da formação continuada na Educação a Distância
Pesquisas em torno do entendimento sobre o trabalho coletivo de indivíduos no processo educativo na Educação a Distância - EaD não é recente. Alguns autores (LÉVY, 1999; BELLONI, 2003; ZUIN, 2006; CORTELAZZO, 2008) trazem esse questionamento em busca de explicar a divisão de atividades docentes no campo da EaD. Mais recentemente o conceito de “polidocência” (MILL, 2014) está sendo utilizado como forma de entender este trabalho coletivo, compreendendo-se o conjunto articulado de profissionais ...
Ambientes virtuais de aprendizagem na educação à distância: propostas de interface
Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) apresentaram uma proposta transformadora na história da Educação a Distância (EaD). Entretanto, se fazem necessárias a manutenção e atualização de estruturas que compõem esses espaços. Com essa proposta, esta pesquisa apresenta possíveis compreensões a respeito da evasão na modalidade EaD, e como a falta de atenção direcionada às melhorias que atendessem às necessidades dos discentes na interação com os AVA podem resultar no abandono prematuro dos c...
Processo de implantação da educação a distância: desafios e possibilidades na Educação de Jovens e Adultos
Os processos de ensino e aprendizagem vêm passando por mudanças significativas, considerando os avanços tecnológicos incorporados pela sociedade em geral em todos os segmentos sociais da vida. Este trabalho, baseado nos pressupostos da Educação a Distância (EaD), focaliza os desafios e as possibilidades de implantação da modalidade da Educação Básica a Distância na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor (Lei nº...
O livro digital no formato ePub: potencialidade e interatividade na área da Educação Física
Esta dissertação apresenta como principal objetivo avaliar a interatividade do livro digital associado às metodologias críticas aplicáveis ao ensino da Educação Física, com possibilidade de uso em vários dispositivos eletrônicos. Inicialmente, apresenta um cenário sobre educação, tecnologias e metodologias relacionado ao ensino da Educação Física atual e, posteriormente, estabelece a relação da interatividade com as interfaces gráficas do livro digital no formato ePub com os recursos hipermid...
Práticas sustentáveis na UFRPE: a gamificação como estratégia na educação ambiental
As Instituições Federais de Ensino Superior possuem um papel essencial na formação de um indivíduo consciente para com a sua participação na construção de uma sociedade sustentável. Neste contexto, a presente pesquisa abordou a inserção do tema Práticas Sustentáveis nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tendo como campo de pesquisa o campus sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, em Recife, levando em consideração o Plano de Gestão de...
Evasão na educação a distância: estudo acerca da afetividade dos professores tutor/executor na perspectiva de mediação e ferramenta de permanência dos alunos do curso de Administração do IESM
O presente trabalho tem como objeto de estudo a evasão na educação a distância, um estudo acerca da afetividade na mediação como ferramenta de permanência dos alunos. Abordou-se o conceito de afetividade como fenômeno psíquico motivador no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza e abordagem qualitativa. A metodologia utilizada para coleta de dados é a entrevista semidiretiva, aplicada com uma amostra de 90 (noventa) alunos colab...
- 103 EDUCACAO
- 103 UFRPE
- 103 Dissertação
- 103 application/pdf
- 103 Acesso Aberto