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Recent Submissions
Mapeando práticas docentes de professores para a inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista nas salas de aulas regulares
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, com déficits nas habilidades de comunicação e comportamento. Porém, no espectro há uma enorme gama de diferenças individuais entre esses sujeitos. No ambiente escolar, essas diferenças tendem a ser evidenciadas, o que pode impactar na prática do professor, no processo de ensino aprendizagem. Uma das possibilidades de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem desses estudantes co...
Relações entre ciência e arte: significados e contribuições para a educação em ciências a partir de uma revisão narrativa de literatura
De um ponto de vista histórico, a relação entre ciência e arte remonta a períodos anteriores à consolidação da ciência moderna, quando se supõe haver um afastamento entre esses dois domínios culturais a pretexto da valorização da razão e objetividade, consideradas então opostas à emoção e subjetividade atribuídas às artes. Por longo tempo, a arte foi tomada como instrumento, quando o cientista pôde, por meio dela, representar, através de técnicas realistas, formas e cores das espécies estudad...
Contribuições da articulação entre a educação problematizadora de Paulo Freire e a educação CTSA para o ensino de Química à luz da investigação temática
Esta investigação enquadra-se em um conjunto de reflexões relacionadas ao Ensino das Ciências, mais especificamente o Ensino de Química, fundamentado na Investigação Temática na perspectiva da Educação Problematizadora de Paulo Freire e integrada à Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Quando se articula Freire com os aspectos da abordagem CTSA o que se procura é a participação da sociedade pela superação de seu silêncio, como aponta Auler (2002). Partindo desse contexto, con...
Formulação e resolução de problemas sobre volume e capacidade à luz da Teoria dos Campos Conceituais
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a Formulação e Resolução de Problemas (FRP) sobre volume e capacidade por alunos egressos do Ensino Médio, de um curso de formação militar, à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Dentre os aportes desta teoria, destacamos as situações que dão sentido ao conceito de volume e capacidade: medição, comparação e produção, bem como os componentes dos esquemas: as metas e antecipações, as regras de ação e os invariantes operatórios relacionados a esses...
Análise de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a promoção de uma aprendizagem significativa crítica, no que tange o ensino da física acústica
As investigações mais recentes, na área de Ensino das Ciências, apontam que o ensino de Física vem sendo caracterizado pela transmissão de informações e na memorização de fórmulas, enunciados e leis. Buscando amenizar esta situação, pesquisas vêm diagnosticando as contribuições da identificação dos conhecimentos prévios para o processo de ensino e aprendizagem. Entre as metodologias de ensino que se propõe ensinar determinado conceito a partir do que o estudante já sabe, destaca-se as Unidade...
Interações discursivas e a (res)significação do conceito ácido-base por meio de atividades investigativas no ensino de Química
As tendências atuais da Educação em Ciências buscam (trans)formações com vistas a (res)significar aprendizagem de conceitos científicos em sala de aula, através de dinâmicas metodológicas que proporcionam o senso crítico e o protagonismo estudantil. Buscamos ao longo dessa pesquisa, analisar, em termos qualitativos, a constituição das interações discursivas e a (res)significação do conceito ácido-base a partir de atividades investigativas no ensino de Química. Desse modo, a pesquisa é de cunh...
A utilização de charges como recurso didático e o processo de ensino aprendizagem: investigando saberes docentes na formação inicial de professores de Química
Este estudo aborda um processo de pesquisa participante realizado no contexto da licenciatura em química, com professores em formação. O objetivo desta pesquisa foi analisar a mobilização de saberes docentes na formação inicial de professores de química por meio da utilização de charges como um recurso didático. O trabalho teve como atores sociais da pesquisa, 17 licenciandos em química da UFRPE que estavam cursando a disciplina de estágio supervisionado IV. A pesquisa é de natureza qualitati...
A construção do conceito de metabolismo com estudantes do Ensino Médio: traçando relações entre Garfield e Scooby-Doo para a saúde humana
A utilização de estratégias diversificadas de ensino, no tocante ao uso de recursos audiovisuais, como filmes e desenhos animados, podem auxiliar a prática docente no processo de construção conceitual dos estudantes, sobretudo de conceitos abstratos. Assim, objetivamos analisar o percurso de aprendizagem dos estudantes mediante as intervenções didáticas através do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK) com filmes e desenhos animados dos personagens Garfield e Scooby-Doo para compreensão do conce...
Temas geradores no ensino de ciências como promotores da educação ambiental crítico-humanizadora na educação de jovens e adultos
O ensino de ciências tem se apresentado como campo fértil para o fomento dos debates sobre as questões ambientais e deve se preocupar em estabelecer relações entre os conhecimentos discutidos e construídos com os impactos refletidos na sociedade. Neste contexto, o ensino de ciências e a Educação Ambiental (EA) surgem como ferramentas para o enfrentamento dos problemas socioambientais, colaborando para que os indivíduos possam construir valores, conhecimentos e habilidades que visem promover t...
O conceito de doença e a leitura de imagens: uma investigação imagética sobre doenças negligenciadas em Pernambuco em livros didáticos de Biologia
A pesquisa objetivou analisar a abordagem imagética do conceito de doença em livro didáticos de Biologia do Ensino Médio, evidenciando as parasitoses humanas negligenciadas no estado de Pernambuco. A caracterização da doença envolve alterações no equilíbrio orgânico, mediante alterações fisiológicas provocadas por fatores internos ou externos no organismo humano, e que pode ser perceptível ou não, a depender do estado de saúde em que se encontre o sujeito, e dos aspectos inerentes ao adoecime...
Formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino fundamental no contexto remoto: um olhar para processos de objetivação em tarefas de generalização de padrões
Visando o desenvolvimento do pensamento algébrico, a Base Nacional Comum Curricular como um dos documentos que regem o currículo da educação brasileira, introduz a álgebra como unidade temática a ser trabalhada desde os anos iniciais do ensino fundamental. Reforma curricular que data de menos de uma década, os documentos oficiais da educação orientam a articulação entre os objetos de estudo a serem trabalhados no currículo da educação básica com a formação de professores. Nesta perspectiva, n...
As orientações formativas de um Programa de Residência Pedagógica em Física
Nosso trabalho de dissertação trata da formação de professores de Física que participaram do Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma Universidade pública de Recife – Pernambuco. O objetivo principal foi analisar as orientações conceituais e suas influências, limites, desafios e possibilidades na formação dos participantes do núcleo de Física no âmbito de um PRP. O referencial teórico situa-se na discussão das bases conceituais de formação, que se referem a conjunto de ideologias, bem com ...
Sequência didática investigativa sobre tatuagens: possibilidade para alfabetização científica no ensino de Química
Este trabalho objetiva analisar as possibilidades do ensino por investigação para a promoção da alfabetização científica dos estudantes, em aulas de Química do ensino médio. Este ensino é definido como uma abordagem didática que visa à participação ativa dos estudantes, de modo que eles possam aprender a pensar, falar, ler e escrever sobre Ciências em sala de aula. A pesquisa é do tipo qualitativa com relação à abordagem dos dados para análise. Os procedimentos metodológicos envolveram: a ela...
A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
A robótica educacional é uma ciência relativamente nova e está em expansão, por ser uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação era inicialmente usada apenas nas áreas de computação e engenharia, começou a ser explorada também na educação e com um grande potencial interdisciplinar. Apesar de seus custos, a robótica educacional está presente na maioria das escolas públicas de Pernambuco, mas são utilizadas, na maioria das vezes, apenas para as competições que acontecem todos os an...
A perspectiva da alfabetização científica no ensino fundamental através da abordagem dos recursos hídricos no cenário ruralista
A Alfabetização Científica (AC) pode ser percebida como uma perspectiva de enfoque educacional, com finalidades ligadas ao desenvolvimento de uma sociedade que consiga agir com análise, mas também de forma reflexiva e responsável mediante as circunstâncias atreladas à ciência e tecnologia que surgem ao seu redor. Ela também pode ser percebida como um processo pelo qual a linguagem das Ciências contrai significados, compondo um ambiente para o sujeito expandir o seu mundo de conhecimento, assi...
A alfabetização científica dos alunos e a prática pedagógica do professor: possíveis aproximações
Este trabalho parte do pressuposto de que os documentos nacionais de educação podem ser mais bem compreendidos sob a ótica da Alfabetização Científica. Assim, como a questão de pesquisa, elegemos: na perspectiva dos documentos nacionais de educação destinados ao ensino das ciências naturais e da física e dos parâmetros da Alfabetização Científica, quais as possíveis aproximações entre o tipo de prática pedagógica do professor e o grau de alfabetização científica dos alunos do Ensino Médio? Ad...
Avaliação em Paulo Freire: um estudo com professoras formadoras do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Frente à importância do processo de valorização da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento; da influência significativa da formação inicial na construção das concepções e da postura avaliativa dos futuros professores; da relevância do pensamento de Paulo Freire para a formação docente; e à carência de estudos que abordem a avaliação segundo a concepção freireana na formação inicial de professores de biologia, surgiu a necessidade de compreender as relações apresentadas entre a ...
Entre cavernas, obstáculos e horizontes: um olhar sobre a formação continuada de professores de ciências da natureza à luz da hermenêutica, dialogicidade e complexidade
Esta tese traz em seu cerne a formação continuada de professores contemplando os ordenamentos legais que a orientam, as percepções e as articulações com a prática docente. O fio condutor da pesquisa foi orientado pela seguinte pergunta: Qual a articulação existente entre as políticas de formação continuada, a formação continuada e a prática docente de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) que atuam no Ensino Médio ofertado pela Rede Pública Estadual? A estruturação ...
Decisões didáticas e contrato didático: interrelações no ensino de um saber algébrico
Esta tese teve por objetivo desenvolver um esquema teórico para análise das inter-relações entre as decisões didáticas e o contrato didático no ensino de um saber matemático pertencente ao campo algébrico. Para tanto, ancoramo-nos no campo teórico das Decisões Didáticas, teoria que apresenta o modelo dos níveis da atividade do professor, proposto na literatura por (MARGOLINAS, 2002). A segunda ancoragem teórica adotada neste estudo foi o Contrato Didático, devido à sua relevância na Teoria da...
O contrato didático na utilização de objetos digitais de aprendizagem voltados para percepção espacial: uma formação continuada para professoras da Educação Infantil num ambiente virtual
Este estudo investigou o contrato didático estabelecido em um ambiente virtual de formação continuada de professoras da Educação Infantil, voltada para o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) relacionados à percepção espacial. Tal objetivo se desdobrou nos específicos seguintes: 1) verificar as percepções das professoras acerca do uso das TICs na Educação Infantil e dos Objetos Digitais de Aprendizagem voltados para a percepção matemática espacial; 2) realizar um curso de formação con...
- 331 EDUCACAO
- 331 UFRPE
- 273 Dissertação
- 58 Tese
- 76 2020 - 2023
- 176 2010 - 2019
- 79 2004 - 2009
- 331 application/pdf
- 331 Acesso Aberto